Toulouse: Federação das Associações cria curso de português

Começaram no passado sábado de manhã, dia 29 de fevereiro, as aulas de língua portuguesa organizadas pela Federação das Associações Portuguesas de Haute-Garonne.

A turma, que começou com 15 inscritos, já sofreu um aumento logo no primeiro dia, para 19 alunos. Estes alunos são do nível escolar do “collège”, e nele estão inseridos jovens de diversas proveniências geográficas da região da Haute-Garonne. Esta foi a forma encontrada pela Federação das Associações para colmatar um pedido de muitos pais, para que os seus filhos tivessem acesso à aprendizagem da língua portuguesa.

Estes jovens, que não têm aprendizagem da língua portuguesa nas escolas que frequentam, encontram assim uma solução para uma ligação que não se pode perder a Portugal.

As aulas decorrerão todos os sábados, entre as 10h00 e as 12h00, até ao final de julho, e serão lecionadas pela professora Susana Costa, professora particular contratada pela Federação.

Esta etapa da vida da Comunidade portuguesa da região de Toulouse só foi possível graças a diversos apoios, tanto empresariais, como associativos. Desde logo, o Grupo Folclórico Vila Rosa de Toulouse que cede a sala para as aulas e, a par desta, a associação “A Cabana”, que efetuou um donativo participativo para a organização.

Além destas associações e de todas as que compõem a Federação e que deram o seu apoio institucional, esta organização conta ainda com o apoio do CIC Iberbanco, Granico, Sogesol, Braga Construction, Gomes Oliveira Construction, Gomes da Mota Construction, Réalisations Antoine Capela e Entreprise Ferreira.

O Presidente da Federação recém-eleito, Miguel Novo Costa, mostrou-se bastante satisfeito com o início das aulas: “Era um projeto que já tinha começado no final do anterior mandato e que se pode agora concretizar. É um projeto não só da Federação, mas de toda a Comunidade. É sobretudo um dia histórico para Toulouse”.

Relembre-se que o projeto começou em setembro de 2019, e contou com uma primeira mobilização por parte da Comunidade, no apelo às inscrições dos alunos na disciplina de língua portuguesa nas escolas oficiais.

Esta primeira parte decorreu até dezembro, uma vez que as fichas de inscrição são distribuídas e obrigatoriamente entregues até esta data, por parte das Direções das escolas.

A segunda etapa, e dado que nesta altura era já impossível solicitar um professor ao Instituto Camões para o ano letivo de 2019/2020, decidiu a Federação intervir em duas frentes: a primeira, proporcionar aulas através da contratação de uma professora, que culminou no início das aulas no último fim de semana de fevereiro, e a segunda, a sinalização e recolha de inscrições prévias para que possa ser solicitado ao Instituto Camões, até março, um professor de língua portuguesa para o ano letivo 2020/2021, em colaboração e coordenação com o meio associativo.

Estas iniciativas foram divulgadas recorrendo diversos meios e plataformas, desde o Vice-Consulado de Portugal em Toulouse a diversos comércios, restaurantes e emissões de rádio em português da região da Haute-Garonne.

Foram muitas as solicitações de alunos do “collège”, um nível no qual a língua portuguesa não é lecionada nesta região, mas também de alunos da “primaire” que estão em regiões não cobertas.

E, surpreendentemente, começaram também a existir solicitações de cursos para adultos, lusodescendentes e franceses, possibilidade que a organização está neste momento a avaliar.

O grupo da língua portuguesa criado pela Federação e toda a Direção da mesma agradecem a forma como toda a Comunidade apoiou esta iniciativa, e em particular pela excelente resposta por parte dos pais, alunos e Comunidade empresarial.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]