Toulouse: Paulo Santos cessa funções de Vice-Cônsul mas continua «mais agum tempo»

Foi publicada no início desta semana, no Diário da República, a cessação da comissão de serviço do assistente técnico Rogério Paulo Ferrão dos Santos, no cargo de titular do Vice-Consulado de Portugal em Toulouse.

Paulo Santos já cumpriu as duas Comissões de serviço a que tinha direito, tendo assim cumprido seis anos à frente do posto consular de Toulouse, tendo assumido esta função depois da morte de Joaquim Carreira dos Santos. Foi nomeado pelo então Secretário de Estado José Cesário.

Mas o atual Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse ao LusoJornal que os serviços do Ministério estão a estudar a possibilidade de prolongar ainda «por mais algum tempo» a missão de Paulo Santos «tendo em consideração a situação excecional no seguimento dos atentados de Carcassonne».

José Luís Carneiro visitou a jovem vítima portuguesa do atentado de Carcassonne, esteve com as autoridades francesas «e o senhor Vice-Cônsul foi apresentado, claro, como o nosso representante naquela região. Convém agora manter estes contactos até que a situação esteja regularizada» disse o Secretário de Estado ao LusoJornal.

José Luís Carneiro explicou ao LusoJornal que Paulo Santos aceitou esta missão, «em estreito diálogo com a Embaixada de Portugal». O LusoJornal não conseguiu obter declarações do Vice-Cônsul mas José Luís Carneiro explicou que o diálogo «é bom», até porque Paulo Santos tem cerca de 40 anos de serviço e a esposa também é funcionária do Vice-Consulado.

Em função do prolongamento da missão de Paulo Santos, será determinada a chegada de um novo Vice-Cônsul que já terá sido escolhido e que se encontra à espera da nomeação. Por enquanto, o LusoJornal ainda não sabe quem vai ocupar estas funções.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]