Toulouse e Portugal devem aproximar-se mais

No passado dia 8 de novembro, quarta-feira, reuniram-se na Mairie de Toulouse o Responsável das Relações Internacionais do município, Jean-Claude Dardelet, o Conselheiro das Comunidades Portuguesas pelas área consular de Bordeaux e de Toulouse, António Capela, o Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Paulo Santos, e o Deputado pelo Círculo Eleitoral da Europa, Carlos Gonçalves.

Nesta reunião foram abordadas algumas matérias relativas à Comunidade portuguesa residente em Toulouse, nomeadamente no que toca à sua integração no seio da sociedade francesa, e à cooperação e relações entre o município de Toulouse e região, e Portugal.

A importância do pólo aeronáutico e o número de empresas que envolve poderá ser de interesse para o desenvolvimento de projectos com municípios e regiões portuguesas, tendo em conta a aposta crescente no setor aeronáutico em Portugal, visto como um setor estratégico de desenvolvimento económico do país.

Por outro lado, a Comunidade portuguesa e a sua conhecida capacidade empreendedora, com uma expressiva rede de pequenas e médias empresas, poderá ser o elemento chave para estreitar as relações entre Toulouse e Portugal.

A registar ainda que a região de Toulouse recebe atualmente mais de 20.000 novos residentes por ano, sendo hoje, a seguir a Paris, a região mais atrativa de França. A importância do seu pólo aeronáutico e da sua rede universitária, transformou a região no plano europeu. Seria portanto uma grande mais-valia que Portugal e Toulouse tivessem projetos de cooperação.

“Tendo uma participação direta na Assembleia da República, foi muito importante a presença do Deputado Carlos Gonçalves nesta reunião para testemunhar esta oportunidade para Portugal e a transmitir ao Governo e demais entidades para que esta cooperação possa ser uma realidade” disse ao LusoJornal o Conselheiro das Comunidades, António Capela.