fpciclismo.pt

Tour/10ª etapa: Nelson Oliveira ajudou líderes em dia complicado

O Belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu ao ‘sprint’ a 10ª etapa do Tour de France em bicicleta, em que o vento provocou cortes no pelotão, beneficiando o Francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), que reforçou a liderança.

Wout van Aert, de 24 anos, cumpriu os 217,5 quilómetros entre Saint-Flour e Albi em 4:49.39 horas, batendo sobre a meta o Italiano Elia Viviani (Deceuninck-Quick Step) e o Australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Num dia que se esperava sem ‘história’ na luta pela geral, o vento provocou cortes que o próprio Julian Alaphilippe, ao liderar o pelotão, tratou de fazer contar para a geral, afastando favoritos como o Francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), o Espanhol Mikel Landa (Movistar) ou o Neozelandês George Bennett (Jumbo-Visma), entre outros.

O dia provocou mais estragos do que a primeira etapa de alta montanha, no sexto dia em La Planche des Belles Filles, afastando também nomes como o Italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), antigo camisola amarela e líder da juventude, ou o Cazaque Alexey Lutsenko (Astana).

Quanto aos Portugueses, Nelson Oliveira (na foto) com a equipa Movistar terminou no 82° lugar a 5 minutos e 58 segundos do Belga, isto após ter ajudado os seus líderes nos últimos quilómetros desta etapa, José Gonçalves terminou no 110° lugar com a equipa Katusha Alpecin a 9 minutos e 41 segundos de Wout Van Aert, enquanto Rui Costa com a equipa UAE-Emirates acabou na 113ª posição a 9 minutos e 41 segundos do vencedor.

Julian Alaphilippe lidera agora com uma vantagem de 1 minuto e 12 segundos sobre o vencedor de 2018, o Britânico Geraint Thomas (INEOS), e o Colombiano Egan Bernal (INEOS), terceiro a 1 minuto e 16 segundos.

O Holandês Steven Kruiswijk (Jumbo-Visma) é quarto a 1 minuto e 27 segundos, tomando a posição do colega de equipa Bennett, enquanto o Britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), o Colombiano Nairo Quintana (Movistar), o Espanhol Enric Mas (Deceuninck-Quick Step) e o Irlandês Dan Martin (UAE Emirates) entraram no ‘top 10’.

Na geral do Tour de France, os Portugueses ocupam os seguintes lugares: Rui Costa está na 56ª posição a 35 minutos e 49 segundos do líder, Nelson Oliveira subiu para o 92° lugar a 1 hora 04 minutos e 11 segundos, enquanto José Gonçalves ocupa o 132° lugar a 1 hora 24 minutos e 37 segundos do Francês.

Esta terça-feira, cumpre-se o primeiro dia de descanso do ‘Tour’, que vai ser retomado na quarta-feira, com uma ligação de 167 quilómetros entre Albi e Toulouse.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]