LusoJornal / António Borga

Tour/17ª etapa: Rui Costa e Nelson Oliveira estiveram em fuga

O Italiano Matteo Trentin (Mitchelton-Scott) venceu isolado a 17ª etapa do Tour de France em bicicleta, com o Francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) a manter a liderança antes da chegada aos Alpes. Os Portugueses Rui Costa (na foto) e Nelson Oliveira integraram a fuga principal mas não conseguiram chegar aos lugares cimeiros.

Matteo Trentin, campeão europeu, um dos elementos da fuga do dia, isolou-se nos quilómetros finais e concluiu em 4:21.36 horas os 200 quilómetros entre Pont du Gard e Gap, menos 37 segundos do que o Dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) e 41 do que o Belga Greg van Avermaet (CCC), segundo e terceiro, respetivamente.

Quanto aos Portugueses, Nelson Oliveira com a equipa Movistar terminou no 24° lugar a 3 minutos e 2 segundos do Italiano, Rui Costa com a equipa UAE-Emirates acabou na 28ª posição a 5 minutos e 49 segundos do vencedor, enquanto José Gonçalves terminou no 111° lugar com a equipa Katusha Alpecin a 25 minutos e 55 segundos de Matteo Trentin.

Ao chegar integrado no pelotão, que cortou a meta 20 minutos e 10 segundos depois de Trentin, Julian Alaphilippe manteve a liderança, com 1 minuto e 35 segundos de avanço sobre o Britânico Geraint Thomas (INEOS) e 1 minuto e 47 segundos sobre o Holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma).

Na geral do Tour de France, os Portugueses ocupam os seguintes lugares: Rui Costa está na 48ª posição a 1 hora 11 minutos e 23 segundos do líder, Nelson Oliveira subiu para o 79° lugar a 1 hora 43 minutos e 46 segundos, enquanto José Gonçalves ocupa o 128° lugar a 2 horas 39 minutos e 35 segundos do Francês.

Na quinta-feira, os ciclistas terão a primeira etapa nos Alpes, com 208 quilómetros entre Embrun e Valloire, num percurso com duas contagens de categoria especial, a última a cerca de 20 quilómetros da meta, no Galibier.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]