Tour/19ª etapa: Etapa sem vencedor, Portugueses terminaram percurso caótico

A parte final da 19ª e antepenúltima etapa do Tour de France foi anulada, devido à queda de granizo, com os tempos finais a serem os da passagem pelo alto de Iseran.

De acordo com a organização do Tour, os tempos finais da etapa serão os da passagem pela contagem de montanha de categoria especial, onde o primeiro a passar foi o Colombiano Egan Bernal (INEOS), que é o novo líder da classificação.

Isto significa que não há classificaçao oficial nesta etapa que fica sem vencedor. No entanto os tempos no alto de Iseran permitiram uma classificação na geral individual.

O novo camisola amarela é o Colombiano Egan Bernal (INEOS) que tem 48 de vantagem sobre o antigo líder, o Francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), e tem 1 minuto e 16 segundos sobre o colega de equipa Geraint Thomas (INEOS).

Na geral do Tour de France, os Portugueses ocupam os seguintes lugares: Rui Costa está na 54ª posição a 1 hora 51 minutos e 32 segundos do líder, Nelson Oliveira manteve o 80° lugar a 2 horas 24 minutos e 05 segundos, enquanto José Gonçalves ocupa o 128° lugar a 3 horas 31 minutos e 12 segundos do Colombiano.

Penúltima etapa encurtada

A 20.ª e penúltima etapa do Tour de France em bicicleta vai ser encurtada para 59 quilómetros, com a organização a justificar o corte com o estado das estradas, antevendo condições meteorológicas adversas.

A etapa, entre Alberville e Val Thorens, devia ter 130 quilómetros e passar na fase inicial pelo pico de Roselend, de primeira categoria, o que já não vai acontecer.

O pelotão seguirá uma via alternativa de Alberville até Moutiers, onde se reencontra com o traçado original e com a longa subida final, de 36 quilómetros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.

A organização do Tour foi hoje confrontada com uma inesperada queda de granizo, de intensidade tal que obrigou às neutralização da parte final 19.ª etapa. Não houve classificação final e os tempos foram considerados na meta de montanha de Iseran.

Agora, a opção é mesmo não arriscar e considerar como prováveis derrocadas de terreno ao longo do trajeto. Nesse quadro, a hora de partida é alterada das 13h35 para as 14h30.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]