LusoJornal / António Borga

Tour/20ª etapa: Rui Costa e Nelson Oliveira estiveram novamente em fuga

O Italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Merida) venceu este sábado isolado a 20ª e penúltima etapa do Tour de France em bicicleta, em Val Thorens, enquanto Egan Bernal (INEOS) conservou a liderança e será o primeiro colombiano a ganhar o Tour. Os Portugueses Rui Costa (na foto) e Nelson Oliveira integraram a fuga principal mas não conseguiram chegar aos lugares cimeiros.

Numa tirada encurtada na véspera para 59,5 quilómetros, devido à possibilidade de deslizamentos de terras provocados por mau tempo, Vincenzo Nibali, vencedor do Tour em 2014, levou uma fuga a bom termo e completou o percurso em 1:51.53 horas, à frente dos Espanhóis da Movistar Alejandro Valverde e Mikel Landa, respetivamente, segundo e terceiro, a 10 e 14 segundos.

Quanto aos Portugueses, Rui Costa com a equipa UAE-Emirates acabou na 41ª posição a 7 minutos e 02 segundos do vencedor, Nelson Oliveira com a equipa Movistar terminou no 79° lugar a 11 minutos e 22 segundos do Italiano, enquanto José Gonçalves terminou no 90° lugar com a equipa Katusha Alpecin a 15 minutos e 16 segundos de Vincenzo Nibali.

Egan Bernal, que vestiu a camisola amarela na sexta-feira numa etapa interrompida pelo mau tempo, terminou em quarto na etapa, a 17 segundos, praticamente a par do colega Geraint Thomas, a quem vai suceder no historial de vencedores, tornando-se aos 22 anos o mais jovem corredor a ganhar a Volta a França depois da II Guerra Mundial.

À partida para a etapa de consagração, que ligará Rambouillet e Paris, na distância de 128 quilómetros, Egan Bernal tem 1 minuto e 11 segundos de avanço sobre Geraint Thomas, e 1 minuto e 31 segundos em relação ao Holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), que retirou a terceira posição ao francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step).

Na geral do Tour de France, os Portugueses ocupam os seguintes lugares: Rui Costa está na 53ª posição a 1 hora 58 minutos e 17 segundos do líder, Nelson Oliveira subiu para o 79° lugar a 2 horas 35 minutos e 10 segundos, enquanto José Gonçalves ocupa o 128° lugar a 3 horas 46 minutos e 11 segundos do Colombiano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]