LusoJornal / LSG

Tourcoing: David Ribeiro, empresário e agente de promoção de Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Garagem Ribeiro, em Tourcoing (59), foi uma das primeiras oficinas de reparação automóvel a ser criada por Portugueses na região de Hauts-de-France. Os anos foram passando, a reforma chegou e depois de formar os seus filhos, a transmissão realizou-se. Uma passagem de testemunho.

David Ribeiro, um dos dois filhos que retomou a empresa, sente-se implicado pelo negócio que o pai lhe transmitiu, mas desenvolve também outras atividades relacionadas com o mundo automóvel, na vida da autarquia de Tourcoing, mas também na vida associativa e desportiva. É igualmente, de uma certa forma, na região, um dos promotores de Portugal, fazendo parte da Direção do Comité France-Portugal Hauts-de-France e do Portugal Business Club Hauts-de-France, instituições que promovem as relações entre a região e Portugal, tanto a nível económico como turístico.

Com a pandemia de Covid-19, algumas das atividades exercidas por David Ribeiro funcionam ao «ralenti», contudo responde que em período normal, apesar de todas estas atividades, consegue exercer e programar, para tal, diz haver, por vezes, necessidade de delegar, fazer confiança e partilhar com outras pessoas e organizações.

David Ribeiro é membro do Conseil National des Professions de l’Automobile (CNPA), profissão bem organizada, contudo diversa – o comércio automóvel reunindo ramos de negócio com problemáticas e preocupações diferentes. O ramo automóvel é, para além disso, uma atividade económica que continua a recrutar e está muito implicado na formação de milhares de jovens por ano. David Ribeiro forma atualmente dois jovens dos 8 empregados da empresa.

Enquanto membro do Comité France-Portugal Hauts-de-France e do Portugal Business Club, conjuntamente e sob impulso de outros membros, nomeadamente de Bruno Cavaco, Cônsul Honorário de Portugal à Lille, organiza reuniões e ações que têm sido promovidas para colocar em relação agentes económicos e pessoas interessadas, entre a região Hauts-de-France e Portugal. Houve delegações que partiram da região e foram ao encontro de Portugal e outras delegações fizeram o caminho inverso, vindo de Portugal visitar a região Hauts-de-France.

David Ribeiro não exerce responsabilidades políticas, contudo, as relações com a Mairie e com o ex-Maire, atualmente Ministro do Interior, Gérard Darmanin, são excelentes, assim como com a Maire atual, Dorian Bécue.

Foi com orgulho e uma certa surpresa que David Ribeiro acolheu no dia 11 de novembro de 2019, antes da pandemia, a Secretária de Estado junto do Ministério da Economia e Finanças, Agnès Pannier-Runacher, para um “estágio de imersão”. Foi um dia passado na oficina por este membro do Governo para se inteirar da profissão. Agnès Pannier-Runacher equipou-se e pintou uma peça da carroçaria de um carro, sentou-se em frente do computador e editou faturas de reparação.

David Ribeiro, num ato de entreajuda e de solidariedade, reuniu material junto de colegas de profissão a quem lançou um apelo e ofereceu material aos hospitais durante o primeiro confinamento do ano passado, perante a falta, nomeadamente, de máscaras e de líquido desinfetante.

Como não podia deixar de ser, também no futebol David Ribeiro exerce funções, sendo Presidente de Honra do Union Sportive Tourquenoise de Football, clube onde diversos quadros são de origem portuguesa, sendo o seu Presidente Fabien Desmet, Diretor da empresa portuguesa Joalpe International France, instalada em Halluin, e cuja sede principal se situa em Tortosendo, na região da Beira Baixa.

Aproveitando uma acalmia durante a pandemia, o clube acolheu, em setembro passado, o antigo internacional francês Anelka, para o lançamento da sua primeira Academia de futebol em França. Momento que David Ribeiro aproveitou, como patrocinador, para distribuir vales de compras junto de jovens atletas do clube.

E por falar em jogadores de futebol, os portugueses do Lille aconselham-se junto da Garagem Ribeiro, com quem, quando tal era possível, partilhavam momentos de camaradagem à volta, nomeadamente, de uma boa especialidade culinária portuguesa.

Fruto de uma certa dinâmica, que vem premiar algum trabalho já feito, mas também para desenvolver e apoiar novas atividades, está lançada a criação da Delegação regional da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) cuja sede nacional, em Paris, é dirigida por Carlos Vinhas Pereira. David Ribeiro fará parte da Direção desta nova instituição regional, cujas ações muito poderão contribuir para aproximar ainda mais, economicamente, mas não só, a região Hauts-de-France com Portugal.

Ver a entrevista completa AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]