Tournée de Katia Guerreiro em França

Katia Guerreiro vai dar uma série de concertos em França no mês de janeiro. Na quinta-feira dia 9 de janeiro às 20h00 será no Théâtre Graslin, em Nantes, na sexta-feira, dia 10 de janeiro, às 20h00, no Grand Théâtre em Angers, no domingo, dia 12 de janeiro, às 20h30, na Scène 55 em Mougins e na quarta-feira, dia 15 de janeiro, às 20h30, no L’Embarcadère em Lyon. E já tem agendado um concerto para sábado, dia 21 de março, em Beziers, no Théâtre sortieQuest.

Nestes concertos Katia Guerreiro interpretará também canções do seu último álbum “Sempre” produzido por José Mário Branco, recentemente falecido.

Nascida a 23 de fevereiro de 1976, na África do Sul, Katia Guerreiro vai, ainda criança, para a ilha de S. Miguel, nos Açores. É com a idade de 15 anos, a tocar a “Viola da Terra” – um instrumento tradicional do Arquipélago – no Rancho Folclórico de Santa Cecília, que dá início ao seu percurso musical. Lisboa é o seu próximo destino, onde frequenta o curso de Medicina, que termina em 2000. Mas mantém sempre uma intensa ligação à música durante estes anos académicos, como vocalista de uma banda de rock dos anos 60, mas então ainda em atividade, Os Charruas.

A sua carreira como fadista tem início em 2000, com a sua presença no concerto de homenagem a Amália Rodrigues, no Coliseu de Lisboa. Público e crítica rendem-se à sua interpretação de Amor de Mel, Amor de Fel e de Barco Negro, considerando-a a melhor atuação da noite.

No ano seguinte (2001), edita Fado Maior, o seu primeiro CD, que chega a Disco de Prata, é nomeado para o Prémio José Afonso e pioneiro na Coreia do Sul, onde entra para o top de vendas.

Nas comemorações do 30º aniversário da Revolução de Abril, Katia Guerreiro é uma das 30 personalidades distinguidas entre as que se notabilizaram, nas mais diversas atividades, nestas primeiras décadas da democracia portuguesa.

Em janeiro de 2012, pisa pela primeira vez o palco do mítico do Olympia em Paris, com sala esgotada. Um espetáculo que deu origem ao seu primeiro CD/DVD ao vivo “Katia Live at the Olympia”, editado em 2013.

Em dezembro de 2013 é condecorada pelo Governo francês, com a Ordem de Artes e Letras, no Grau Chevalier, que a reconheceu como uma das mais notáveis representantes da cultura portuguesa em todo o mundo e uma das mais brilhantes cantoras da sua geração.

Em janeiro de 2015, foi condecorada pela Presidência da República portuguesa, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo inestimável para a divulgação da cultura portuguesa e para a sua projeção de Portugal no mundo.

A 30 janeiro 2016, dá um concerto memorável na Grande Salle de L’Opera de Lyon e torna-se a primeira artista portuguesa a cantar naquele palco.

“Sempre”, o seu último trabalho discográfico, foi editado em 2018 e tem produção de José Mário Branco. Este disco, por tudo o que tem ao seu redor, marca uma mudança na carreira da artista. A apresentação do álbum decorreu no Centro Cultural de Belém a 15 de fevereiro de 2019, integrado no ciclo Há Fado no Cais, a que se seguiu um concerto em Zagrebe, Croácia, dia 22 de fevereiro, acompanhada pelos seus músicos e pela Zagrebacka Filharmonija (Orquestra Filarmónica de Zagreb), dirigida pelo conceituado maestro Dario Salvi.

Durante o ano de 2019, Katia Guerreiro deu voz a canções dos Anaquim, Dany Silva e Renato Júnior, participou no tributo a Celeste Rodrigues e na “Ópera Spectacular”, de Yolanda Soares, e atuou em Bezons e Paris (França), Zagreb (Croácia, com a mesma Orquestra e Dario Salvi), Bruxelas (Bélgica), Madrid e Segóvia (Espanha), Trondheim (Noruega), Lagos, Alcácer do Sal, Fundação Aga Khan, Guarda, Braga, Vila do Bispo, Loures, Palácio da Cruz Vermelha, Mafra, Avis, Monsaraz, Valpaços, Tavira, Aeroporto de Faro e no Santa Casa Alfama.

 

Quinta-feira, 9 de janeiro, 20h00

Théâtre Graslin

Place Graslin

44000 Nantes

 

Sexta-feira, 10 de janeiro, 20h00

Grand Théâtre

Place du Ralliement

49100 Angers

 

Domingo, 12 de janeiro, 20h30

Scène 55

55 chemin de Faissole

06250 Mougins

 

Quarta-feira, 15 de janeiro, 20h30

L’Embarcadère

13 bis Quai Rambaud

69002 Lyon

 

Sábado, 21 de março

Théâtre sortieOuest

Domaine départemental de Bayssan

Route de Vendres

34500 Beziers

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]