Três filmes portugueses na seleção oficial do Festival de curtas-metragens de Clermont-Ferrand


Pelo segundo ano consecutivo a Agência Portuguesa da Curta Metragem volta a estar representada no Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont-Ferrand com três filmes na Competição Internacional.

‘Cul-de-Sac’, de Mário Macedo e Vanja Vascarac, ‘2720’, de Basil da Cunha, e ‘Quase me Lembro’, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, integram a Competição Internacional da 46ª edição do maior festival de curtas-metragens do mundo, que decorre de 2 a 10 de fevereiro.

“Cul-de-Sac”, do Português Mário Macedo e da Croata Vanja Vascarac, retrata um grupo de skaters que se refugia num centro comercial, tornando-o o seu recreio, apesar da quietude que os assombra entre os corredores vazios. O filme é produzido pela produtora Olhar de Ulisses, em coprodução com Vertigo.

“2720”, do luso-suíço Basil da Cunha, acompanha o cruzamento de duas personagens: Camila, de sete anos, que parte em busca do irmão desaparecido após uma rusga policial, e Jysone que, em liberdade após cumprir uma pena de prisão, percorre o bairro à procura de boleia para o emprego. Comissariada e coproduzida pelo Batalha Centro de Cinema, o filme é produzido pela produtora Arquipélago Filmes.

“Quase me Lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, aborda a história de uma mulher que deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância e que tenta reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô. O filme é produzido pela produtora BAP – Animation Studios.

Em paralelo, decorre o mercado da curta-metragem, um espaço fundamental para a divulgação do cinema português, que recebe todos os anos mais de 3.900 profissionais. A Agência da Curta-Metragem volta a marcar a sua presença, uma oportunidade para a divulgação das obras representadas e para apresentar as novidades do catálogo em distribuição.