Lusa / José Luís Sousa

Veleiro francês encalhou na Figueira da Foz

Dois tripulantes de um veleiro encalhado ontem numa praia da Figueira da Foz foram resgatados depois de se atirarem à água, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra à Lusa.

A embarcação, com 12 metros, encalhou na praia do Cabedelo, a sul da cidade da Figueira da Foz, cerca das 10h35 deste domingo, acrescentou a mesma fonte. Os dois tripulantes – um casal francês – lançaram-se à água, tendo primeiro sido resgatado o homem com apenas ferimentos ligeiros, e mais tarde, às 11h23, a mulher, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória.

A mulher, com cerca de 50 anos, ficou ferida com gravidade e estava, ontem à noite, com prognóstico reservado, enquanto o homem encontra-se estável, disse fonte hospitalar.

O casal, de nacionalidade francesa, navegava na embarcação de 12 metros em direção a Cascais, quando a embarcação encalhou na praia do Cabedelo. A mulher foi transferida para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e está com prognóstico reservado. Já o homem está internado em situação estável no HDFF, permanecendo em observação.

A embarcação, que estava fundeada a cerca de 50 metros da linha de costa, numa zona de forte rebentação até cerca das 17h00 de ontem, acabou por partir a amarra que tinha e navegou à deriva mais para sul, encalhando na areia a poucos metros de distância do primeiro esporão ali existente, no extremo sul da praia do Cabedelo.

O veleiro está adornado e apresenta diversos danos, aparentemente por ação da ondulação, constatou a Lusa no local.

No local, nas operações de socorro às vítimas, estiveram meios aquáticos e terrestres da Capitania da Figueira da Foz, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Polícia Marítima e das corporações dos Bombeiros Sapadores e Voluntários da cidade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]