Viana do Castelo é capital do investimento da diáspora portuguesa a partir de hoje e durante três dias


A participação prevista de cinco Ministros e seis Secretários de Estado na 2ª edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora sinaliza a importância daquele que é o maior fórum da economia da diáspora portuguesa para a estratégia de desenvolvimento e coesão territorial do país.

O programa conta com um conjunto alargado de conferências e palestras, sessões informativas sobre apoios e incentivos, dinâmicas de aceleração de parcerias, mostra de produtos inovadores, missões empresariais e outras iniciativas.

De 14 a 16 de dezembro, os participantes vão conhecer oportunidades de negócio, novas ideias, empreendedorismo e acordos empresariais em várias áreas de atividade.

A jornada de trabalho, com tribuna montada no Centro Cultural de Viana do Castelo, receberá ao segundo dia (dia 15) a participação dos Ministros da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que presidirão à sessão de abertura, a partir das 9h00.

Os Ministros da Economia e Mar, António Costa Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, abordarão no seguimento, às 10h15, a “Economia Azul, capital natural e sustentabilidade nas prioridades estratégicas”, naquele que será o primeiro painel deste dia.

Ainda a 15 de dezembro, às 11h30m, o debate sobre a “Economia do Mar na agenda nacional e dos territórios” contará, por sua vez, com as intervenções dos Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e de António Sarmento, Prémio Personalidade “Mar Sustentável”.

As estratégias para Portugal tirar (ainda) mais partido da chamada “economia azul” é um dos temas em destaque, assim como o da “economia verde”, a fechar a manhã (às 12h15): “Mar, Energias renováveis e tecnologias oceânicas”.

O Secretário de Estado de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, é um dos participantes que abordará este tema com vários especialistas.

Depois do lançamento do Mapa de Investimento da Diáspora no período da tarde (às 14h30), haverá lugar para a troca de ideias e experiências a propósito da “Diáspora e cooperação como oportunidade de crescimento”.

Os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, participam na reflexão (14h40), que terá igualmente a intervenção do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o congénere das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, encerram a sessão.

Mas são múltiplos e diversificados os palcos de interesse paralelos dos Encontros PNAID, que se distribuirão por quatro sessões de esclarecimento dos apoios e incentivos existentes, sete sessões técnicas (masterclasses), cinco momentos promotores de dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios (pitches), entre outras iniciativas.

Os Encontros PNAID constituem uma plataforma privilegiada para empresários portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal e também para as empresas nacionais interessadas em internacionalizar o seu negócio através das redes da diáspora portuguesa.

Até à data, o PNAID já apoiou um total de 135 projetos, com um potencial de investimento de 155 milhões de euros. A edição de 2023 pretende reforçar estes números.

De acordo com os últimos dados do Banco de Portugal, os emigrantes portugueses enviaram para o país, de janeiro a setembro deste ano, 2.966,4 milhões de euros, o que representa uma subida de 2,89% face aos 2.883,1 milhões enviados nos primeiros nove meses do ano passado.

Os Encontros PNAID são uma iniciativa do Governo português, coordenados pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A edição de 2023 é organizada pelo Município de Viana do Castelo, em parceria com a Comunidade intermunicipal do Alto Minho e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.