LusoJornal / Jorge Campos

Villeurbanne: Missa franco-portuguesa e encontro de confraternização na Paróquia de Ste Famille

No domingo dia 24 de fevereiro, a Comunidade portuguesa da Pastoral de Lyon e a Comunidade francesa da Paróquia de Ste Famille organizaram uma celebração Eucarística bilíngue onde cerca de três centenas de fiéis se reuniram na Igreja de Ste Famille, em Villeurbanne.

O padre Damien aceitou o convite para a realização desta celebração vindo da parte do Padre Eric Besson, Capelão da Comunidade portuguesa na Diocese de Lyon. “Fiquei muito contente com a participação que aqui houve hoje da parte das duas Comunidades. Espero que tudo isto se renove no tempo, pois a amizade entre as duas Comunidades é muito importante e benéfica, para nos conhecermos melhor” disse sorrindo ao LusoJornal o padre Damien, Pároco de Ste Famille.

“O objetivo deste encontro entre as duas Comunidades é efetivamente de melhorarmos os conhecimentos e criarmos muitas mais amizades. Assim poderemos prever ações comuns no futuro” disse por seu lado o Padre Eric Besson. “A Comunidade portuguesa assiste às celebrações aqui na Paróquia de Ste Famille todos os quartos domingos do mês, pelas 18h00, onde também participam muitos Franceses. E ainda no próximo verão, no domingo 23 de junho, organizaremos aqui uma festa intercomunitária, onde a Comunidade portuguesa convida desde já a Comunidade francesa a participar neste encontro que terá um programa completo, com a Eucaristia na parte da manhã, seguido de um “barbecue” com especialidades portuguesas ao almoço, e pela tarde haverá jogos e cantares tradicionais portuguesas” explicou ao LusoJornal.

No final desta celebração seguiu-se um “Copo da amizade” que foi oferecido mutuamente e partilhado pelas duas Comunidades na sala de convívio da Paróquia, com a presença dos seus responsáveis.