Visita de estudo da turma de Première do Liceu internacional de Saint Germain a Péronne

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

 

 

Na terça-feira 12 de abril, os alunos de Première da Secção Portuguesa do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye (78) foram acompanhados pela turma da Secção Italiana numa visita de estudo à cidade de Péronne e arredores, na região da Somme.

O objetivo desta saída era desenvolver o conhecimento em relação à Primeira Guerra Mundial e perceber o papel desempenhado pelos Corpos Expedicionários Português e Italiano durante a guerra.

As duas Secções partiram em direção ao norte da França, acompanhadas pelos professores Luís Filipe Pedrosa, Carla Lourenço, uma professora da secção italiana e um guia.

Após duas horas de viagem, antes de chegar ao destino, o guia começou por explicar a diferença entre três palavras: bala, obus e mina. Em Péronne os alunos visitaram o “Historial de la Grande Guerre 14-18”, um museu composto por quatro salas, nas quais se pode observar vestígios da guerra, como por exemplo: jornais, fardas dos soldados, quadros, louça e armas. Depois desta visita, almoçaram no parque do museu à beira do rio.

Em seguida, os alunos tiveram a ocasião de observar uma cratera de mina na localidade de La Boisselle, causada por explosivos instalados pelos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Esta cratera é uma das únicas acessíveis ao público em França. Ao seu redor, o proprietário inglês dedicou um memorial às vítimas que foram encontradas após a explosão. Os alunos ficaram surpreendidos por esta cratera estar bem conservada, apesar do passar do tempo e admirá-la ao vivo permitiu compreender a enorme quantidade de mortos causados na primeira Grande guerra.

De novo no autocarro, o guia conseguiu explicar muito bem o que sentia e ouvia um soldado a pé a caminho das trincheiras. Chegaram ao Memorial de Beaumont-Hamel, administrado pelo Canadá. Os alunos ficaram impressionados pelas trincheiras que se estendem por um terreno de trinta hectares. Passearam pelo Memorial, no qual havia diversos monumentos comemorativos da batalha da Somme, cemitérios militares e as famosas trincheiras. Um Memorial muito bem conservado, para que ninguém esqueça o fatídico dia 1 de julho de 1916!

Depois dum dia repleto de descobertas, regressaram ao liceu. Todos ficaram muito contentes com esta visita de estudo que permitiu conhecerem-se melhor e ver os locais onde ocorreu a Primeira Guerra Mundial, que tinham estudado durante as aulas de história.

 

Diana Almeida Silva

Aluna de Première do Lycée International de Saint-Germain-en-Laye

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]