Yohann Diniz, Campeão franco-português de Marcha, condenado a prisão com pena suspensa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O antigo Campeão do mundo de 50km Marcha, Yohann Diniz, foi ontem condenado pelo Tribunal de Reims a dois meses de prisão, com pena suspensa, por condução em estado de embriaguez e insultos à autoridade policial.

No dia 22 de outubro de 2021, quando conduzia entre Reims e Éperney, Yohann Dinis foi submetido a um controlo policial de rotina onde acusou 0,80 gramas de álcool por litro de sangue. Só que, levado para a Gendarmerie, o atleta teria insultado pelo menos três agentes policiais.

Só por si, estas já seriam causas graves para comparecer no Tribunal. Mas, na verdade, no dia seguinte, já sem os efeitos do álcool, Yohann Diniz recuperou o carro, que estava arrestado, e conduziu-o, apesar de ter a carta de condução apreendida.

A Juíza do Tribunal de Reims condenou Yohann Dinis a dois meses de prisão com pena suspensa, mas ainda ficou sem carta de condução durante três meses, paga uma multa de 135 euros e deve pagar uma indemnização de 150 euros a cada um dos três Gendarmes que insultou.

Yohann Dinis foi três vezes Campeão da Europa de 50Km Marcha e detém o record mundial nesta categoria.

Nasceu em Éperney, mas mora em Reims e é agente de comunicação no grupo La Poste. Os pais casaram muito cedo, mas acabaram por se separar e Yohann Diniz viveu mais tempo com os avôs portugueses e comunistas. Teve alguns problemas na adolescência por consumo de drogas quando estava num internato. Mas foi no desporto que encontrou forma de se afirmar, com várias participações nos Jogos Olímpicos e em Campeonatos do Mundo e da Europa.

Desde muito cedo Yohann Diniz aderiu à Liga Comunista Revolucionária e tem sido um opositor feroz ao Rassemblement National. Em 2011 integrou a equipa de campanha de Martine Aubry para as eleições primárias socialistas, trabalhando na temática do desporto.

O atleta criou alguma polémica em França porque, ao vencer uma prova internacional com as cores da França, cobriu-se com uma bandeira… portuguesa!

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]