Benfica's supporters react during their Portuguese First League soccer match against Rio Ave held at Luz Stadium, in Lisbon, Portugal, 02 November 2019. MARIO CRUZ/LUSA Lusa/Mário Cruz

Youth League: Benfica, Lyon e Lille apurados para fase seguinte

O Benfica fechou a fase de grupos da Youth League de futebol, a Liga dos Campeões para o escalão de sub-19, com um triunfo caseiro sobre o Zenit São Petersburgo, por 1-0, num encontro em que os ‘encarnados’ pouparam esforços, no Seixal.

Com a qualificação para oitavos de final e o primeiro lugar do grupo G garantido, o Benfica não teve que acelerar muito perante o rival russo e, mesmo assim, assinou a quinta vitória em seis jornadas no agrupamento, graças um lance infeliz do guarda-redes Odoevski, aos 59 minutos.

Gerson Sousa, que foi lançado no arranque da segunda parte, atirou ao poste, com um remate à entrada da área, mas a bola acabou por entrar na baliza do Zenit, depois de bater nas costas do guarda-redes russo.

Frente a uma equipa que tinha goleado no primeiro embate (7-1), mesmo em ‘modo treino’, o Benfica protagonizou oportunidades suficientes para construir um resultado mais dilatado, sobretudo por Tiago Araújo, que desperdiçou duas ocasiões claras de golo já perto do final da partida.

Quanto ao Lyon, o clube francês venceu o Leipzig por 1-0, terminando no segundo lugar com 12 pontos, a três do Benfica, e apurou-se para o play-off, que corresponde aos 16avos de final da prova.

De notar que no Grupo H, o Lille empatou na última jornada a uma bola na deslocação ao terreno do Chelsea. Os Franceses terminaram no segundo lugar com 10 pontos, a um do Ajax, e apurou-se também para o play-off, que corresponde aos 16avos de final da prova.

No ‘play-off’, além de Lyon e Lille, encontra-se Rennes e FC Porto. O Paris Saint Germain é o unico clube francês a ter sido eliminado nesta prova da Youth League.

O sorteio dos oitavos de final, em poderá também estar o FC Porto, se ultrapassar o ‘play-off’, realiza-se em 14 de fevereiro de 2020 e os jogos, a uma mão, em 03 ou 04 de março.