25 de Abril comemorado em Feyzin

No sábado dia 27 de abril, a Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF), nos arredores de Lyon (69), festejou o 45° aniversário da Revolução dos Cravos. A sala de conferências da biblioteca de Feyzin acolheu um público francês e português, que no final disse ter apreciado o trabalho e a intervenção do professor José Manuel Marques sobre o tema “Somos Livres” ou “Temos liberdade para ir aonde quisermos e ser o que somos”.

“Fiquei muito contente com o convite que me foi feito pela Direção desta associação. Na minha apresentação quis dar mais relevo a pequenos detalhes que nos levaram ao 25 de Abril, muitos deles bem dentro do seu contexto, do antes e depois deste dia: o que levou a que o 25 de Abril acontecesse, os seus atores, as datas e o ambiente político dessa época” explica José Marques. “Penso que a história também esteve nos detalhes. Histórias dentro da história que alguns até ignoravam e que eu trouxe um pouco ao conhecimento do meu auditório de hoje” concluiu o Professor do Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) de Lyon.

Alípio Martinho, de Valence, disse ter apreciado todos os momentos deste encontro e recordou momentos da sua própria vida relacionados com os acontecimentos do 25 de Abril.

Na biblioteca da cidade esteve patente ao público uma exposição de desenhos sobre o 25 de Abril, cedida pela associação “Memória Viva”, “que se esforça por recolher obras que nos possam transmitir o ambiente popular desse tempo”. A exposição “Pinturas Murais” de Manuel Madeira, esteve exposta durante cerca de quinze dias, e aberta ao público francês e português, como explicou ao LusoJornal a Secretária da Direção da ACPF, Maria Ferreira.

Para finalizar a tarde de aniversário, a Associação ofereceu um jantar aos seus membros e a todos os convidados presentes no evento. Vários representantes da Mairie de Feyzin também marcaram presença, entre eles a Maire-Adjointe Claudine Caraco e o responsável pela biblioteca Olivier Laurent.

A atual Direção da associação é composta por Pedro Cruz (Presidente), Manuel Cruz (Vice Presidente), José Rocha (Tesoureiro) e Maria Ferreira (Secretária). “A nossa próxima atividade será a organização do S. João, festa popular que já começa a ter nomeada aqui na região, e este ano a animação contará a presença em palco do grupo Kapa Negra. E com é habitual não faltarão boas sardinhas assadas e outras especialidades bem portuguesas, que serão servidas no decorrer da noite” concluiu Maria Ferreira.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]