25 de Abril comemorado em Grenoble

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, esteve presente nas Comemorações do 44º aniversário da Revolução do 25 de Abril, no sábado 28 de abril, em Grenoble (38), organizadas pela associação portuguesa «Association des Amis et Originiares du Portugal» no Salão Nobre Ambroise Croizat, tendo sido recebido por Lydia da Silva em nome do Presidente da Associação, Manuel da Cruz. Esteve igualmente presente o Maire de Saint Martin-d’Hères, David Queirós, bem como mais de 200 pessoas.

O Cônsul Geral agradeceu o convite para estar presente na cerimónia e recordou a importância que teve a Revolução do 25 de Abril para Portugal e para o povo português, designadamente ao ter instaurado a Democracia, o Estado de Direito e a Liberdade e ao ter contribuído para pôr fim a uma Guerra iniciada em 1961 e que durou 13 anos, uma Guerra em 3 frentes em África que afetou numerosas gerações de Portugueses e provocou milhares de mortos e feridos.

Luís Brito Câmara recordou que o Consulado Geral de Portugal em Lyon tem patente ao público, durante o mês de abril, uma exposição sobre o 25 de Abril, e que foi organizada uma conferência nas instalações do Consulado com um dos Capitães de Abril, Vasco Lourenço, e com o escritor Mário Máximo.

Sublinhou também «o orgulho de representar o Estado Português» como Cônsul Geral e «o orgulho de poder ajudar as Comunidades portuguesas em França», reconhecendo «os esforços e os sacrifícios que fizeram para se integrarem de forma exemplar em França».

Luís Brito Câmara agradeceu o convite da associação e a sua dedicação «que contribui para aproximar as nossas Comunidades de Portugal» e relembrou «a importância das Comunidades Portuguesas continuarem a beneficiar do apoio das autoridades francesas». Sublinhou a importância «de se promover o bom relacionamento e amizade com a França», tendo agradecido ao Maire pelo esforços feitos nesse sentido.

A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Saint Martin d’Hères, e agradeceu ao Maire pela sua amizade e «esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas», que foram relembradas mais uma vez no passado dia 9 de abril quando foram assinalados os 100 anos da Batalha de La Lys «onde morreram milhares de Soldados portugueses na Grande Guerra e que deram a sua vida para defender a França».

O Maire confirmou «o excelente relacionamento» e declarou estar «muito satisfeito» com a Comunidade portuguesa e com as associações portuguesas da cidade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]