Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

28° Festival de folclore português em Meyzieu

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos

A Associação Portuguesa de Meyzieu (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu 28° Festival de folclore no parque de estacionamento da associação, onde acolheu várias centenas de pessoas, assim como grupos folclóricos da região de Lyon: o grupo etnográfico de Neuville, Estrelas Douradas de Lyon 6, Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin e a Fanfarra do mesmo nome, um Grupo de concertinas e as danças modernas de Quincieux.

«Estamos muito contentes com o que aqui se passou hoje. O tempo também foi favorável e houve muita afluência, o que ultrapassou as nossas expectativas» disse ao LusoJornal o Presidente Mendes. «Este é o nosso 28° festival, e para esta Direção que eu chefio é o terceiro».

O Festival terminou já durante a noite, com cantares ao desafio, e dois cantores de música popular: Chico Alentejano e Jennifer. O baile foi animado pela «Sono Ritmo» de Mário Ribeiro.

Esteve presente o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, e o representante do Banco Santander Totta em Lyon, António Rabeca.

A associação de Meyzieu tem como principal atividade o folclore e durante o ano organiza várias atividades de confraternização, festas, almoços e jantares com os sócios, assim como passeios culturais.

A coletividade está aberta aos sócios – cerca de 150 – todos os dias, das 18h00 às 21h00, e aos sábados e domingos todo o dia.

«Gosto muito de participar nestas atividades. Hoje estou no grupo de Lyon 6 com toda a família, e assim deste modo matamos saudades e lembramos a família» disse ao LusoJornal Celeste Teixeira. «Já em Portugal fazia parte de um grupo na região de Arouca, desde muito nova, agora aqui em Lyon tive esta possibilidade de reviver estes sons e cantares do nosso folclore. Estarei sempre presente para participar nas saídas e nos ensaios do grupo. Temos um bom ambiente e tudo se passa bem».

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
9.7
X