40 Anos da Companhia de Teatro Cá e Lá evocados no Consulado de Paris


Para comemorar os 40 anos da companhia de teatro “Cá e Lá” e depois de um evento que já teve lugar na Casa de Portuga André de Gouveia, na Cidade Universitária Internacional de Paris, desta vez é o Consulado Geral de Portugal em Paris que acolhe, nos Salões Eça de Queirós, uma conferência-performance intitulada “Les années miroir”. O evento vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 18h30.

Em 1983, a companhia de teatro Cá e Lá apresentou uma peça com o título simbólico de “Sudexpress”, uma criação coletiva que evocava a vida dos migrantes da primeira e da segunda geração, em França e em Portugal. Numa série de quadros, a companhia expunha situações quotidianas provocadas pelo exílio e nas quais a questão da língua era fundamental.

40 Anos depois, esta é uma oportunidade para lembrar o percurso desta companhia de teatro que nasceu em Fontenay-sous-Bois. Na Casa de Portugal, o tema foi “Les années noir et blanc”, o tema desta semana é “Les années miroir”, numa sala que a companhia conhece bem, porque ali organizou ateliers de teatro em residência.

Vão ser evocadas as duas últimas décadas da companhia, que tem organizado o festival “Parfums de Lisboa”, cuja 17ª edição vai ter lugar em 2024. Os atores Graça dos Santos, Isabel Vieira, Gonçalo Cordeiro, Augusto Vellozo-Pampolha, Olga Souza Vieira, Mariana Marques e Florian Dubois vão representar elementos do reportório, à volta de uma exposição de fotografias e extratos de cenas filmadas, trabalhadas pela realizadora Ana Isabel Freitas.

Uma mesa-redonda com Graça dos Santos, Isabel Vieira, Bruna Lobiundo, Irene Coelho, Tania dos Santos e Manuela Chaves, vai comentar o percurso da Cá e Lá.