71 Expositores portugueses na feira Global Industrie em Lyon

LusoJornal / Patrícia Guerreiro

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Um conjunto de 71 empresas portuguesas vão participar no salão anual internacional “Global Industrie” que vai ter lugar em Lyon na EuroExpo, de 7 a 10 de março.

Este salão divide-se em cinco grandes salões: Midest (subcontratação industrial), Smart Industries (indústria conectada, colaborativa e eficiente), Industrie (tecnologias e equipamentos de produção), Tolexpo (soluções e equipamentos para chapas metálicas) e a Measurement World (soluções e equipamentos para medição).

Realizando-se em alternância anual entre Paris e Lyon esta é a maior feira dedicada à subcontratação industrial (excluindo têxteis/curtumes e alimentar), aos equipamentos e aos sistemas de engenharia de produção. O certame agrupa um universo importante de empresas envolvidas no processo industrial.

A representação portuguesa de 71 expositores, é maioritariamente composta por três associações profissionais: a Associação dos industriais metalúrgicos, metalomecânicos e afins de Portugal (AIMMAP) traz 36 empresas, a Câmara de comércio e indústria do distrito de Aveiro (AIDA) traz 10 e a Associação nacional das empresas metalúrgicas e electromecânicas (ANEME) traz 8.

As três associações empresariais cobrem todo o leque da subcontratação industrial: mecânica, corte a laser, trabalho da chapa, serralharia, ferramentas, moldes, fundição, forja, tratamentos térmicos e de superfície, transformação de plásticos e de borracha, cablagens e montagens eletrónicas, estudos e projetos.

Juntam-se igualmente empresas construtoras de equipamentos e de soluções de produção (máquinas, linhas de produção automáticas). Estas empresas apresentam o melhor do know-how português nestas áreas, oferecendo uma certificação internacional da produção, do serviço e da qualidade.

Após a pandemia de Covid-19, as feiras internacionais voltam a mobilizar expositores e visitantes. A Global Industrie é uma das maiores feiras profissionais internacionais em França que agrupa cerca de 2.300 expositores de 40 países (40% expositores estrangeiros), contando com cerca de 40.000 visitantes oriundos de 85 países.

“O sector metalúrgico e metalomecânico tem um peso substancial na economia portuguesa. As exportações do sector metalúrgico e metalomecânico em 2022 atingiram um novo recorde de 23,1 mil milhões de euros, em aumento de 16,1% relativamente a 2021” diz uma nota da delegação da AICEP em Paris. “Os três principais mercados são Espanha, França e Alemanha”.

O sector metalúrgico português compõe-se de cerca de 15 mil empresas e emprega mais de 240 mil pessoas, segundo a AIMMAP.

A AICEP em Paris apoia a participação nacional e na inauguração foram anunciadas as presenças de Bruno Le Maire, Ministro da Economia e de Roland Lescure, Ministro Delegado da Indústria.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]