LusoJornal / Jorge Campos

A Catequese católica da Pastoral portuguesa de Lyon organizou a sua Festa de Natal

No sábado dia 14 de dezembro, as crianças que frequentam a catequese da Pastoral portuguesa em Lyon prepararam um espetáculo que contava o nascimento de Jesus. A sala de convívio da igreja de St Luc acolheu os pais e os amigos das 70 crianças que este ano frequentam a Catequese.

“Tivemos quase dois meses e meio para prepararmos estes três quadros onde se retraçou a anunciação, o nascimento e a adoração dos Reis Magos. Os meninos participaram todos neste evento, alguns como intérpretes e figurantes, uns de anjinhos, e outros de pastores” disse ao LusoJornal Isabel Santos, uma das Catequistas. “No final ainda tivemos declamações de poemas e cânticos, que habitualmente se apresentam nesta época de festa natalícia. Tudo isto tem também um objetivo pedagógico muito importante, o que faz gravar na mente das nossas crianças, em imagens, sons e cânticos todo este mistério da Fé que envolve o nascimento de Jesus”.

No final deste convívio e espetáculo foi servido um lanche oferecido pelos pais e pela Pastoral, já com um “gostinho a Natal” pois não faltaram especialidades desta época e onde a Comunidade portuguesa tem a sua presença marcada.

“Salvaguardar as nossas tradições religiosas e os símbolos da fé cristã, e também transmiti-las aos outros meninos e adultos, é uma linda e generosa missão de cada cristão, tanto como catequista, pai ou simples cristão” disse Edelson, Catequista no grupo da Pastoral desde há longos anos.

No final do espetáculo, a presença do Pai Natal distribuindo presentes e doçarias, deu às crianças momentos de alegria e de satisfação inesquecíveis.

Na cidade de Lyon existem dois polos de Catequese sob a responsabilidade do Padre Eric Besson, o atual Capelão da Comunidade portuguesa na região. Na cidade de Villeurbanne e em St Foy-lès-Lyon, são no total uma centena de crianças a frequentarem a Catequese em francês e em português. Encontramos sobretudo aqui crianças recém-chegadas de Portugal à região de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]