LusoJornal / Jorge Campos

A comunidade católica portuguesa de Lyon recebeu a visita do Arcebispo D. Olivier de Germay

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Antes de iniciar a celebração da Eucarística dominical, o padre Eric Besson, Capelão da Comunidade católica portuguesa na Diocese de Lyon, acolheu o novo Arcebispo de Lyon, recentemente nomeado pelo Vaticano, D. Olivier de Germay.

Nesta breve conversa, onde houve troca de informações, ficou planeado um encontro, onde o padre Eric Besson apresentará a Capitania portuguesa, e certamente, os lados positivos e negativos que hoje enfrenta a Comunidade católica portuguesa, para exprimir a sua fé cristã, e também a prática dos sacramentos cristãos em expressão portuguesa.

Hoje a Comunidade portuguesa conta com cerca de 45.000 pessoas a residir no Grande Lyon. Na organização da Capelania existem hoje quatro pontos de encontros Eucarísticos mensais, e também a formação catequética para os jovens portugueses recém-chegados e aqueles que desejam seguir a formação em português e em francês. Para a formação catequética, dois polos foram definidos e organizados desde há quatro anos, um em Villeurbanne e outro em St Foy-lès-Lyon. Estes encontros funcionam aos sábados pela tarde durante o ano escolar.

Para o acesso aos sacramentos – Batismo, Crisma e Matrimónio – as pessoas que os solicitam, são dirigidas para as Paróquias francesas da sua residência, onde há estruturas de acolhimento mais adaptadas a estas situações, mesmo se os futuros cristãos, e seus conjugues, falam português e francês.

A Comunidade acolhe positivamente, na sua maioria, estas disposições e funcionamentos, pois não há alternativa que lhe seja proposta pela Diocese até à data de hoje, que seria a de ter um “Pastor” que falasse português e sendo esta a sua única ocupação.

“Vamos ver se com este novo Arcebispo, D. Olivier de Germay, algo de mais positivo se possa esperar para o futuro. Pois as nossas Assembleias dominicais estão cada vez mais desertas” disse Georgina Santos, membro da Comunidade. “Infelizmente hoje podemos verificar uma grande implantação e também a numerosa presença da Comunidade de Testemunhas de Jeová, vindos de Portugal, e que tudo fazem para ‘evangelizar’ à sua maneira a Comunidade que vive na região de Lyon. Tendo em conta as ‘assembleias’, e onde eles conseguem já ter centenas de pessoas em varias partes da cidade, pois eles estão assim a conseguir os seus objetivos do anuncio do ‘Reino de Deus’. Podemos ver equipas, frequentemente, frente ao Consulado, e nas entradas dos comércios portugueses, durante as suas fases de ‘evangelização e de informação’”.

A Comunidade portuguesa espera que no futuro haja uma nova organização, que lhes permita uma melhor expressão da sua fé cristã, e com mais atividades e acompanhantes.

 

<i class=”fa fa-camera” aria-hidden=”true”></i> LusoJornal / Jorge Campos