Academia do Bacalhau de Paris lança iniciativa Roupa sem Fronteiras 2019

A iniciativa anual da Academia do Bacalhau “Roupa sem Fronteiras”, é lançada nesta sexta-feira 1 de novembro até 29 de novembro, dia em que terá lugar a recolha final.

O LusoJornal falou com o Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, Manuel Soares, sobre o que representa a iniciativa e também sobre as parcerias com, por exemplo, a Santa Casa da Misericórdia de Paris.

 

O que representa Roupa sem Fronteiras para a Academia do Bacalhau?

Faz parte dos objetivos da Academia do Bacalhau. É um projeto que já decorre há vários anos e este ano é a continuidade. Para nós é importante porque faz parte dos valores da Academia.

 

Como podemos definir a iniciativa?

A iniciativa Roupa sem Fronteiras tem como objetivo recolher roupas que as pessoas querem doar por solidariedade ou porque já não precisam. Roupas em bom estado que as pessoas possam oferecer à Academia do Bacalhau. Depois nós vamos fazer chegar isso tudo a três entidades diferentes: ao Gabinete da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, à Associação CPCJ de Cabeceiras de Bastos – Comissão de Proteção Crianças e Jovens -, e à Emmaüs em França. As roupas recolhidas vão de roupas para crianças até pessoas com uma certa idade, isto contando também com a recolha de brinquedos e de roupa de casa. Tudo o que estiver em bom estado e que as pessoas possam oferecer.

 

A roupa tem que estar em bom estado, é necessário lembrar…

A roupa pode ser usada, mas claro tem que estar em bom estado. As pessoas têm que ter esta sensibilidade e esta cautela de fazerem uma seleção para não dar coisas em mau estado. Nós queremos entregar coisas em bom estado, é normal.

 

Não é apenas roupa…

É calçado, é roupa, é roupa de casa, é roupa de cama, são brinquedos, tudo o que poder dar jeito às pessoas desfavorecidas.

 

Começa em novembro, esta iniciativa tem um espírito natalício?

Sim, podemos dizer isso. É uma iniciativa que tenta ajudar as pessoas que estão com poucos meios.

 

Sente que a Comunidade portuguesa é solidária?

É uma qualidade que os Portugueses têm, é a solidariedade. São generosos e ajudam os outros, acho que faz parte da nossa cultura. Espero que continuem a nos apoiar para esta iniciativa durar ainda muitos anos.

 

Onde se pode levar a roupa para oferecer?

Vai haver muitos lugares diferentes. Vão estar todos disponíveis no nosso site e na nossa página no Facebook. Também na Rádio Alfa será possível entregar porque temos um grande apoio do nosso Compadre Fernando Lopes, que é Diretor da rádio.

 

Vai haver também uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Paris como em anos anteriores?

É um reforço importante. Temos os mesmos valores que a Santa Casa da Misericórdia de Paris. É importante unir as forças para o mesmo projeto.

 

Há outras iniciativas em curso?

Nós estamos sempre a pensar no dia de amanhã. Um dos nossos projetos, um dos nossos objetivos é ter uma sede, e acho que vai ser concretizado em breve. Temos três projetos neste momento: já ajudámos certas pessoas desfavorecidas, temos a iniciativa Roupa sem Fronteiras, e queremos ter a nossa sede.

 

É complicado gerir a vida profissional com a vida de Presidente da Academia?

Para estas coisas encontramos sempre tempo. É necessária uma certa organização, para termos tempo de fazer tudo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]