LusoJornal / Mário Cantarinha

ADAP de Drancy festejou 22 anos com nova Direção

A «Association Drancéenne des Amis du Portugal» (ADAP), na cidade de Drancy (93), comemorou no sábado passado, 22 anos de existência e aproveitou para apresentar a nova Direção da coletividade. O Novo Presidente é Carlos Alves Mendes, que partilha as funções com a esposa, Odette Fernandes.

Mais de 600 pessoas participaram neste evento que começou às 17h00 com um espetáculo dos alunos da Escola de Música Laurence Oliveira, implicou depois um jantar e prolongou-se pela noite dentro.

Glória da Silva, que assumiu durante os primeiros 22 anos, a Presidência da associação, deixou o lugar ao filho e à nora, Odette Fernandes, conhecida por animar na rádio Alfa um programa de rádio sobre Fado.

“Eu integrei esta associação há 14 anos como Professora de Português, e foi nesta associação que conheci o meu marido. É uma associação muito ativa, com aulas de português, um grupo folclórico, uma equipa de futebol, uma escola de música e queremos crescer mais, propor convívios culturais como o desta noite, jantares, espetáculos,… Temos muito trabalho, mas juntos vamos mais longe e temos capacidades” disse Odette Fernandes interrogada pelo LusoJornal.

Glória da Silva vai continuar “muito ativa” na associação e sobretudo no grupo de folclore. “É uma grande senhora, minhota, com uma força extraordinária, trabalhou muito para a associação e vai continuar a trabalhar” afirma Odette Fernandes ao mesmo tempo que valoriza o “trabalho coletivo” dos membros da associação. “Eu vou continuar a contar, como contou a Senhora Glória da Silva, com membros muito ativos, na organização das festas, nas atividades,… É uma nova aventura para nós, mas temos de valorizar as pessoas que trabalham connosco”.

A semana foi difícil para programar a festa e prever todas as questões logísticas. Mas tudo aconteceu como previsto.

Os 80 alunos de Laurence Oliveira, a professora de música da associação, abriram o espetáculo.

Laurence Oliveira começou a aprender música com apenas 6 anos de idade – o pai já era músico – aos 11 anos fez um primeiro espetáculo com Tony Carreira, aos 15 anos começou a ter os primeiros alunos e há 5 anos decidiu abrir uma Escola de música. “É um projeto que tenho na cabeça há 20 anos. Vai fazer 5 anos que a escola está aberta, começou com 4 ou 5 alunos e agora temos 80, dos 6 aos 82 anos, com música portuguesa, clássica, música francesa,… isto é para toda a gente, não é só para Portugueses”.

Durante 2 horas, os alunos das aulas de concertina e teclado passaram pelo palco.

Também os alunos das aulas de português de Odette Fernandes prepararam um espetáculo com anedotas, representação do conto “A cigarra e a formiga”, cantares,… “Tentamos fazer com que os jovens nunca esqueçam a língua portuguesa. Ainda bem que os nossos jovens gostam de Portugal. Em Drancy, queremos mostrar que Portugal não é apenas futebol e folclore, mas pode haver escola, teatro, etc.” diz Odette Fernandes

Pelo palco do Ginásio Auguste Delaune passou ainda o grupo folclórico da casa, “Romarias do Minho de Drancy”, os 35 elementos do grupo de dança “Alcateia Capoeira” e foi apresentada a equipa de futebol USD Union Seara Drancy.

Depois de uma Feijoada Transmontana que visivelmente agradou aos presentes, Lurence Oliveira subiu ao palco para animar a primeira parte do concerto final, à qual sucedeu o grupo musical Finist3rra “com música pop-rock portuguesa porque queremos precisamente mostrar a variedade” concluiu Odette Fernandes, contente com o desenrolar da noite.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]