“África em Lisboa”: exposição fotográfica de Ana Carvalho

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

“África em Lisboa” é o trabalho que a portuense Ana Carvalho, atualmente a viver em Amesterdão, expõe entre os dias 1 e 31 de março na página de internet do Comité Económico e Social Europeu. Uma exposição que era para ser física, mas, tempos estranhos estes os que vivemos, se transformou em exposição digital.

Ana Carvalho (1952) é tradutora e fotógrafa. Ela estudou literatura germânica em Leipzig e foi leitora de português na Universidade de Berlim, trabalhando depois como tradutora para a União Europeia. Colabora igualmente, como fotógrafa, em várias revistas e já participou em várias exposições, tanto individuais como coletivas. Além disso, nessa sua constante ligação entre a fotografia e as literaturas, fundou com o seu marido, o holandês Harrie Lemmens, tradutor para neerlandês, por entre muitos outros, de António Lobo Antunes, a “Zuca-Magazine”, uma revista de letras e fotografia que explora, em neerlandês, as várias literaturas em português.

“Nas fotografias que selecionei para a exposição”, explica Ana Carvalho, “eu tento transmitir a sensação que experimentei quando notei, pela primeira vez, a presença africana em Lisboa. O colorido e a alegria que contaminava a cidade. Fiquei como que enfeitiçada por aquele ‘tableau vivant’, ao mesmo tempo diferente e familiar”.

Sempre tentada a usar a literatura e a fotografia em paralelo, Ana Carvalho faz acompanhar as fotografias de um belo texto, dito pela própria em inglês, que aumenta o impacto das imagens que retratam essa Lisboa multicultural, rica, variada e dinâmica.

“Um dia, perguntei a mim mesma: quem são estas pessoas e onde é que eles vivem? Com o tempo, descobri a presença de outros africanos, parte integrante do dia a dia da cidade, trabalhando ou simplesmente caminhando nas ruas com a segurança de quem se sente em casa”, salienta Ana Carvalho. “São essas as pessoas que são as protagonistas desta exposição”.

Esta exposição de Ana Carvalho surge em paralelo com a exposição “ubuntu/muntu” de José Pereira, fotógrafo cabo-verdiano, que partilha a mesma plataforma digital do Comité Económico e Social Europeu. Ambas as exposições surgem no contexto da Cimeira UE/África 2021 e da Presidência portuguesa do Conselho da Europa.

 

Ver a exposição AQUI.