LusoJornal / Marco Martins

Andebol: João Moniz e Gonçalo Ribeiro ambiciosos com o Pontault

O Campeonato francês de andebol começa esta quarta-feira com quatro portugueses na Lidl StarLigue: Wilson Davyes no Dunkerque, Pedro Portela no Tremblay, João Moniz e Gonçalo Ribeiro no Pontault-Combault.

A equipa da Região parisiense, o Pontault-Combault, regressou este ano à primeira divisão francesa de andebol. Gonçalo Ribeiro já integrava o plantel da equipa, enquanto João Moniz chegou durante o verão proveniente do Belenenses.

 

João Moniz, guarda-redes procura espaço

O guarda-redes de 23 anos acredita que a equipa está preparada para o início da temporada: “A equipa está bem, tivemos uma preparação muito forte. Acho que conseguimos todos responder bem. Os jogos amigáveis foram bons e até ganhámos o Torneio de Serris. Estamos todos a jogar bem. É importante começar bem frente ao Nantes. Sobretudo é um prémio para a equipa que regressa à primeira divisão. Vamos lutar jogo após jogo para garantir a manutenção na melhor liga do Mundo. Temos de fazer o nosso trabalho frente ao Nantes. É a minha primeira temporada fora de Portugal. Estou a gostar muito. É um mundo completamente diferente. Eu espero jogar e poder ajudar o Pontault. Mas acima de tudo quero integrar-me bem na equipa, no campeonato e no país que é diferente”, admitiu.

 

Gonçalo Ribeiro, o ano da afirmação

O atleta português de 21 anos inicia a sua segunda temporada na equipa da Região parisiense e este ano quer afirmar-se como um dos elementos imprescindíveis do clube: “Estamos contentes com o nosso trabalho nesta preparação e vamos agora disputar o nosso primeiro jogo na primeira divisão, um verdadeiro prémio para a equipa. Nós jogamos sempre para ganhar. Esta temporada é de afirmação. O ano passado foi de entrosamento, de compreensão dos colegas. Neste momento está tudo acertado, a compreensão e o entrosamento. Agora conheço os cantos à casa, à cidade, e até a Paris. Então quero agora afirmar-me como primeiro central e desfrutar. Sou novo, tenho 21 anos, mas quero tentar marcar a minha posição no Andebol Europeu. É o que vou tentar fazer”, afirmou.

O Pontault-Combault defonta esta noite o Nantes, pelas 20h30, enquanto o Tremblay de Pedro Portela desloca-se ao terreno do Cesson-Rennes, pelas 20h15, e o Dunkerque de Wilson Davyes recebe o Istres, pelas 20h00.