LusoJornal / António Borga

António Costa diz que a reforma consular permitirá a cada pessoa “ter um Consulado no telemóvel”

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A reforma consular que está a ser preparada pelo Governo permitirá a cada pessoa “ter um Consulado no telemóvel”, afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, perante membros da Comunidade portuguesa em Nova Iorque.

António Costa defendeu que “é fundamental estreitar cada vez mais as relações” entre os Portugueses que residem em Portugal e os que estão espalhados pelo mundo, “laços que é fundamental manter e conseguir promover a sua passagem de geração em geração”.

A este propósito, falou sobre “o trabalho que está a ser preparado” para a digitalização e desmaterialização do sistema consular: “Uma reforma consular que permita não só aos Consulados funcionarem em melhores condições fisicamente, mas também para que possamos ter cada um de nós um Consulado no seu telemóvel”.

“É um esforço muito grande que tem de ser feito, mas temos de conseguir, para que possamos utilizar as novas ferramentas tecnológicas para podermos estar todos mais juntos”, acrescentou o Primeiro-Ministro.

A referência às condições físicas dos Consulados motivou alguns sorrisos na sala.

Na intervenção, António Costa deixou “uma palavra de reconhecimento” à comunidade portuguesa em Nova Iorque, apontando os emigrantes como “o melhor rosto de representação” do país no estrangeiro, “sem desprimor” para os diplomatas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]