Assinado Protocolo de Cooperação entre o Governo português e a cidade de Cenon

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, esteve este sábado em Cenon (33), nos arredores de Bordeaux, para assinatura de um Protocolo de cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Mairie de Cenon e a Associação Alegria Portuguesa da Gironde.

A cerimónia teve lugar no Hôtel de Ville de Cenon, na presença do Maire Alain David, recentemente eleito Deputado e do Primeiro Maire -Adjoint Jean-François Egron, que vai assumir as funções de Maire no final do mês.

“O Senhor Secretário de Estado veio a Cenon assistir ao Marché Portugais que teve lugar em maio e foi nesse momento que ficou decidido assinarmos este Protocolo” explica ao LusoJornal a Maire-Adjointe Fernanda Alves, principal impulcionadora da iniciativa.

Praticamente dois meses depois, o Secretário de Estado voltou a Cenon para assinatura do Protocolo. “A partir do momento em que todos estávamos de acordo, tudo foi feito com bastante celeridade” confirma Fernanda Alves.

“É uma excelente iniciativa para a nossa cidade” disse ao LusoJornal o futuro Maire Jean-François Egron. “Nós temos na cidade entre 3.000 e 5.000 Portugueses ou Lusodescendentes e o Marché Portugais é efetivamente um momento alto na vida da cidade”.

Segundo José Luís Carneiro, este é um Protocolo idêntico aos que já foram assinados em Pontault-Combault e em Sufflenheim, em França, e em Osnabruck, na Alemanha. “Agora a Mairie e a Associação portuguesa têm 60 dias para apresentarem um prano de ação” explicou o Secretário de Estado das Comunidades.

“O objetivo não é de concorrer com os serviços consulares. O objetivo é de complementar do ponto de vista institucional” disse José Luís Carneiro ao LusoJornal. “Assim como em Portugal, os municipios são essenciais ppara a boa integração dos imigrantes. E nós acreditamos que uma maior relação cultural, desportiva, recreativa, com exposições de pintura, de fotografia, na participação em conferências ou em mostras culturais,… uma maior relação institucional entre os Portugueses e as instituições municipais onde desenvolvem as suas vidas, poderá resultar uma integração mais plena”.

O Secretário de Estado quer que, “em regra” haja sempre uma estrutura associativa implicada. Neste caso, a escolha foi para a Associação Alegria Portuguesa da Gironde, com sede em Cenon.

“Para nós, hoje é um momento histórico. Este Protocolo que a nossa associação assina com o Governo português é um reconhecimento pelo nosso trabalho há mais de 30 anos” disse José Rodrigues, Presidente da associação portuguesa.

A Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Ana Filomena Rocha, que cessa funções no Consulado Geral no fim do mês de julho, estava presente, assim como Ana Torres, Conselheira Municipal em Bordeaux. “Temos uma proposta para assinatura de um Protocolo como este em Bordeaux. Da minha parte considero que é uma boa ideia é pedi que fosse formalizada a solicitação através dos serviços consulares” disse José Luís Carneiro ao LusoJornal. “Penso que o Maire Alain Juppé vai estar muito recetivo a este tipo de iniciativas” confirmou por seu lado Ana Torres.

Também estava presente o Conselheiro das comunidades eleito em Bordeaux, Valdemar Félix, e o seu suplente, Carlos.

[pro_ad_display_adzone id=”906″]