LusoJornal / Jorge Campos

Associação Portuguesa de Ecully festejou 40 anos de existência

No sábado passado, dia 27 de outubro, a Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Ecully (69), nos arredores de Lyon, organizou uma festa de aniversário para comemorar os seus 40 anos de existência.

A sala “Espace Ecully” acolheu cerca de 350 convidados, entre eles a representante da Mairie de Ecully, a Maire Adjointe com o pelouro da cultura, Mme Duranton, que representava também Maire M. Ulrich, que não pode estar presente por razões pessoais. O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara e o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, também marcaram presença no evento.

Foi um serão de convívio, com jantar e baile animado pelo grupo musical Nova Imagem, vinda especialmente da região de Paris para este evento festivo.

A ASCPE foi fundada em 1978 por um grupo de amigos: Francisco Barros, David Antunes, António Delgado e Álvaro Rito. “Tiveram o apoio de amigos franceses para as questões administrativas e para a elaboração dos estatutos. Estávamos no início de uma grande aventura que já dura há quarenta anos” disse ao LusoJornal o Vice Presidente António Marques.

No início, quando ainda não tinha sede, a associação organizava os seus eventos na “Orangerie”, no “Château du Vivier” e mais tarde a Mairie local disponibilizou-lhe locais. “Hoje alugamos uma sala na Maison Métropole, onde centralizamos os nossos eventos anuais, desde jantares, festival de folclore, encontros musicais e culturais” explicou António Marques.

A Direção atual, eleita no início do ano, é composta pelo Presidente David Antunes, o Vice Presidente António Marques, a Tesoureira Almerinda Casemiro e o Secretário Xavier Calheiros, mas tem mais seis elementos que participam na Direção e ajudam nos eventos e nas atividades.

“Muitas coisas se passaram nestes 40 anos, e quero agradecer a todos os sócios a presença e o trabalho para que a associação funcione e viva, espero bem, mais 40 anos” disse por seu lado o Presidente David Antunes no seu discurso final, onde também apresentou toda a Direção e elogiou as equipas de voluntários que, sendo sócios, participam ativamente nos eventos da associação. “Quero também agradecer a presença do senhor Cônsul Geral Luís Câmara, de Manuel Cardia Lima e de Mme Duranton, assim como todos vós, que estais aqui presentes. Um grande obrigado pela vossa amizade e apoio”.

A associação dos Portugueses de Ecully é a segunda associação mais antiga da Comunidade portuguesa da região de Lyon. Nos anos 70, a Comunidade portuguesa era muito numerosa na cidade de Ecully. Oriundos da região centro e norte, fizeram parte das primeiras vagas de emigrantes a chegarem à região de Lyon, onde a indústria e a construção absorvia toda esta mão de obra não qualificada, que chegava de Portugal.

No final do jantar foi servido o bolo de aniversário, acompanhado por Champagne oferecido pela Direção, e todos cantaram, em união, os parabéns.