LusoJornal | Mário Cantarinha

Associação portuguesa de Viroflay pede apoio ao Maire para obter novos locais

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

A Presidente da associação Amicale Culturelle Portugaise de Viroflay (78), Helena Neves, lançou esta semana um apelo ao Maire de cidade para que lhe ceda novas instalações porque vai ter de abandonar a Sala Camões que ocupa há 30 anos.

O apelo foi lançado no fim de semana passado, durante a inauguração da Semana Cultural sobre o 25 de Abril, aproveitando a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e do Maire da cidade, Olivier Lebrun.

“Nós estamos aqui para inaugurar esta exposição, mas também para comemorar os 30 anos de presença nestas instalações” surpreendeu Helena Neves logo ao começar o seu discurso. E curiosamente, a Sala Camões foi inaugurada precisamente por Carlos Oliveira que, na altura, era Cônsul de Portugal em Versailles, quando ainda havia um posto consular naquela cidade.

A associação ocupa um espaço alugado, ao qual chamou Sala Camões, onde acolhe os seus associados todos os domingos à tarde e onde organiza, durante o ano, várias exposições e conferências, mas os proprietários do edifício querem vender.

A associação tem atualmente 50 alunos a aprender português, e já utiliza uma sala no Centro cultural municipal. “Mas nós temos muito material, temos exposições, coisas que adquirimos durante cerca de 53 anos de existência. Não podemos ter uma sala pontualmente, temos de ter pelo menos uma sala em permanência” e apelou ao Maire da cidade para a ajudar.

O Cônsul-Geral de Portugal em Paris apoiou o apelo de Helena Neves. “É verdade que nós, os Portugueses, devemos muito à França, sobretudo aqueles que chegaram cá nos anos difíceis, nos anos 60. Mas também é verdade que estes portugueses se integraram bem e trabalharam muito para a França” disse Carlos Oliveira. “Nós fizemos um caminho juntos e há uma verdadeira amizade entre nós. E essa amizade reforça-se cada vez mais. Nesta cidade, as ligações com Portugal são feitas por esta associação e eu tenho de lhe agradecer também pelo apoio que lhe tem dado” disse, virando-se para o Maire de Viroflay. “Estou certo que encontrará uma solução para este problema”.

Olivier Lebrun conhece bem a associação e a Presidente Helena Neves e disse conhecer também o problema. “Esta é uma questão complexa. Nós necessitamos de modernizar a cidade, temos coisas que não podem continuar como estão. Se vocês fossem proprietários, podíamos falar da continuação de uma maneira mais simples”, mas acabou por prometer que “estou atento ao que se está a passar. Nós temos muitas associações nesta cidade que me pedem locais, vamos ver aquilo que é possível fazer, mas é importante guardar a vontade de estarmos juntos, qualquer que seja a forma de fazermos as coisas”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]