“Autres Brésils” discute política brasileira na Maison de l’Amérique Latine

A associação Autres Brésils organiza na segunda-feira, dia 13 de janeiro, às 21h00, na Maison de l’Amérique Latine em Paris, um debate sobre o tema “Atualidades do pensamento político no Brasil e no mundo: Dialética negativa como estratégia de emergência” com o filósofo Vladimir Safatle.

O objetivo do encontro é, um ano após a chegada de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, o de passar em revista as análises que tentam definir as características do sistema implantado. E refletir, segundo a organização, sobre as análises que “tentam imaginar meios de resistência ao autoritarismo deste Governo. A sua violência, o seu modelo de exercício do poder, as suas relações com a sociedade civil e os movimentos sociais”.

Este encontro vai sobretudo focar-se sobre um dos domínios que suscita maior debate que é o da teoria política. Compreender os fundamentos teóricos do novo sistema brasileiro, “colocando-o num contexto global, parece mais necessário do que nunca para ser capaz de criar alternativas”. Que ideias e estratégias políticas hoje para o Brasil? Essa é a pergunta que a associação deseja fazer ao filósofo escritor e músico brasileiro nascido no Chile, Vladimir Safatle, professor titular da cadeira de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e colunista no jornal Folha de S. Paulo e no El País Brasil.

A associação “Autres Brésils” foi criada em 2002 através da iniciativa de pessoas brasileiras e francesas, que tinham como preocupação elaborar instrumentos de informação e de intercâmbio sobre o Brasil e lutar contra os clichés e os preconceitos sobre o Brasil. Fruto dessa preocupação nasceu no mesmo ano, em outubro, o site internet “Autres Brésils”. O site internet de informação é redigido em francês para que o público francófono possa descobrir a sociedade brasileira.

O site faz a difusão e sobretudo a tradução em francês de artigos, reportagens, análises, pontos de vista e testemunhos sobre o Brasil em proveniência de uma rede de parceiros franceses e brasileiros. São igualmente propostos ao público dossiers temáticos, mais aprofundados, que tratam de grandes problemáticas sociais.

Para além do site internet, a associação “Autres Brésils”, também organiza projeções de documentários, nomeadamente no âmbito do Festival anual “Brésil en Mouvements”, e organiza, igualmente, debates e mesas-redondas, com o objetivo de decifrar as questões de sociedade que dizem respeito tanto ao Brasil, como a França e à Europa.

A associação “Autres Brésils” é, ainda, um centro de documentação sobre a sociedade brasileira, e propõe o aluguer de filmes e de exposições.

www.autresbresils.net

 

Maison de l’Amérique Latine

217 boulevard Saint Germain

75007 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]