Aveiro e Rouen assinaram um Protocolo de colaboração na área da cultural

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

As cidades de Aveiro, em Portugal, e Rouen, em França, candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2027 e 2028, respetivamente, assinaram um Protocolo de cooperação “para a área da cultura e conhecimento” neste sábado, dia 15 de outubro.

“A cidade de Aveiro assinou hoje um protocolo com a cidade de Rouen (França), estabelecendo uma parceria para a área da cultura e do conhecimento. As duas cidades são candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura, em 2027 para Aveiro e 2028 para Rouen”, pode ler-se num comunicado da autarquia aveirense.

O protocolo “sublinha o compromisso de as cidades trabalharem em conjunto para o seu desenvolvimento cultural através de parcerias internacionais, assegurando oportunidades de troca de conhecimento, desenvolvimento de competências e encontros interculturais entre as comunidades”, de acordo com o texto.

Em junho deste ano uma delegação de Rouen 2028 visitou Aveiro e reuniu-se com a equipa de Aveiro 2027 para procurar uma base comum de colaboração. Após esse intercâmbio, “tornou-se evidente que ambas partilhavam valores, princípios e visões para o desenvolvimento, incluindo o facto de se encontrarem na periferia europeia e enfrentarem desafios semelhantes, sendo disso exemplo o facto de existirem em territórios sob risco devido às alterações climáticas”.

Entre as ações concretas deste acordo estão exemplos como o intercâmbio de artistas e agentes culturais no campo da arte contemporânea, a valorização de autores proeminentes e seus legados, a visibilidade dos autores contemporâneos, a contextualização da criação artística segundo conceitos de sustentabilidade do território, assim como a educação cultural e a criação de redes e ativação de parcerias no campo da música. Haverá uma atenção especial ao reforço e renovação das bases de cooperação, numa dinâmica transversal, tendo como prioridade a juventude de ambos os países.

“Este protocolo sublinha o compromisso de as cidades trabalharem em conjunto para o seu desenvolvimento cultural através de parcerias internacionais, assegurando oportunidades de troca de conhecimento, desenvolvimento de competências e encontros interculturais entre as comunidades. Além disso, este entendimento pretende estabelecer-se como um exemplo da forma como as candidaturas a Capital Europeia da Cultura têm criado resultados positivos, promovendo os valores europeus.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]