Brasileiro residente em Portugal condenado em França por transporte de droga

Um cidadão brasileiro, residente em Portugal, foi condenado a quatro anos de prisão pelo Tribunal Correcional de Mende, em França, na quinta-feira da semana passada, pelo transporte de cerca de 380 quilos de resina de canábis.

A informação foi confirmada Lusa pelo Procurador da República de Mende, Xavier Sicot, que referiu que o tribunal decretou, também, “uma multa superior a 770 mil euros e a proibição de entrada em território francês do cidadão durante cinco anos, depois de a pena ser cumprida”.

O homem enfrentou as acusações de transporte e detenção de estupefacientes, importação de mercadoria proibida, importação de estupefacientes e detenção de mercadoria proibida.

Na quinta-feira à noite, o jornal Le Figaro e a estação de rádio Europe 1, noticiaram que um camionista brasileiro foi condenado a quatro anos de prisão efetiva pelo transporte de 387 quilos de resina de canábis, dois dias depois de um controlo da brigada de trânsito, na A75, ao nível da localidade de Albaret-Sainte-Marie.

A imprensa francesa informou que, em tribunal, o homem explicou que levava a mercadoria de Espanha para a Bélgica, depois de o seu camião ter tido uma avaria em Barcelona e de desconhecidos lhe terem proposto uma cobertura parcial das despesas de reparação contra o transporte de oito malas e dois sacos.