LusoJornal / Jorge Campos

Cerimónias em honra de Nossa Senhora de Fátima em Montluel

A Associação portuguesa de Montluel (01) no l’Ain, organizou no fim de semana dos dias 25 e 26 de maio, a sua festa em honra de Nossa Senhora de Fátima com o seu lado religioso e também o seu lado profano e popular, que reuniu centenas de pessoas vindas de muitas regiões vizinhas.

Este ano festejou-se o 40° aniversário da criação desta peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Montluel.

O Pároco da cidade, Patrick de Varax, acolheu na sua igreja paroquial de Notre Dame du Marais, de Montluel, as Comunidades portuguesa e francesa, que em união, honraram Nossa Senhora de Fátima.

No sábado 25 houve missa seguida da procissão das velas nas ruas adjacentes à igreja, animada pelo padre José Azevedo e presidida pelo padre Patrick De Varax.

Pela tarde, o padre Gonçalo, vido de Portugal, convidado pela associação organizadora, acolheu em confissão a Comunidade católica e presidiu à noite, a Eucaristia e também o recitar do Terço durante a procissão de velas.

No domingo 26 de maio, a partir das 13h00 teve inicio a celebração da Eucaristia, e no final seguiu-se outra procissão com os andores da imagem de Nossa Senhora de Fátima, do Santo Padre de Ars, Jean Marie Vianney, do Menino Jesus, e de S. Marcos padroeiro da cidade, pelas ruas de Montluel, onde se cantou e rezou o terço “como pediu a Virgem Maria”.

Este encontro, e outros que tiveram lugar na região Auvergne-Rhône-Alpes, fechou as festividades em honra de Nossa Senhora de Fátima nesta região, durante o mês de maio.

No final da tarde, as cerimónias religiosas deram lugar ao desfile do rancho folclórico Estrelas do Minho e à participação da fanfarra das “Estrelas do Minho” de Vaulx-en-Velin que acompanhou a procissão tocando marchas religiosas.

No final, o grupo musical “Anjos da Noite”, vindo da Suíça, animou o baile e apresentou o seu espetáculo pela noite dentro. Para finalizar, a vedeta da noite foi o artista Chris Ribeiro.

Esteve presente nesta homenagem à Virgem Maria, o Maire de Montluel, M. Daubier, e o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima.

A associação de Montluel tem uma nova Direção desde há quatro anos, com a presidência de Filipe Marques. E são também eles que têm agora o encargo da organização da festa de Nossa Senhora de Fátima. Maria do Céu Barros e toda a sua equipa tiveram ao seu encargo parte da organização, desde o organista ao administrativo, assim como os contatos com as autoridades e a polícia local.

Montluel fica a norte de Lyon, no departamento de Ain (01), a cerca de 25 km da cidade de Lyon, onde a Comunidade portuguesa também participa na atividade económica e social desta localidade desde os anos sessenta.