Cinema do norte de Portugal vai estar em destaque na Quinzena de Realizadores de Cannes

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O programa “La Factory des Cinéastes”, no quadro da Quinzena de Realizadores realizada durante o Festival de de Cinema de Cannes envolve a produtora portuguesa “Bando à Parte”, de Rodrigo Areias, sediada em Guimarães, e a produtora francesa DW Production, de Dominique Welinski. A produção cinematográfica do norte de Portugal vai estar em destaque neste evento que retoma depois de três anos de interrupção.

O programa consiste na produção, escrita, realização e estreia de quatro curtas-metragens, com jovens estruturas, técnicos e realizadores do norte de Portugal, em parceria com outros tantos cineastas escolhidos pela DW Production.

Os quatro filmes vão ser rodados em março por André Guiomar, Mário Macedo, Melanie Pereira e Mariana Bártolo, em colaboração com Mya Kaplan (Israel), Dornaz Hajiha (Irão), Alex Mironescu (Roménia) e Guillermo Garcia Lopez (Espanha).

Rodrigo Areias explicou à Lusa que este é um projeto que habitualmente dá mais visibilidade a cinematografias que não a têm. “Visa o desenvolvimento do tecido de criação, de realização e produção de cinema do norte de Portugal. É centrado numa região e de exportação de uma região”, disse.

A escolha dos quatro realizadores portugueses foi feita através de um processo de candidatura nacional e em avaliação esteve não só o currículo, como também a existência de projetos futuros, nomeadamente a perspetiva de desenvolvimento já de uma longa-metragem.

Em Cannes, na Quinzena de Realizadores, os quatro realizadores portugueses vão apresentar os filmes e fazer contactos profissionais para outros mercados.

De acordo com a Quinzena de Realizadores, a participação de Portugal nesta edição da “La Factory” conta com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, RTP, da Film Commission do Porto – FilmaPorto, das câmaras municipais do Porto e de Guimarães, da Agência da Curta-Metragem, do Festival Curtas Vila do Conde e da associação vimaranense Olho de Vidro.

Rodrigo Areias, produtor e realizador, lembrou que está “há alguns anos a desenvolver estratégias de desenvolvimento regional”, com a produtora “Bando à Parte” ou com a criação da associação de produtores do norte APNEIA.

A 55ª edição da Quinzena dos Realizadores decorrerá de 17 a 26 de maio.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]