Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Os vencedores do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) foram anunciados, na sexta-feira 23 de novembro, numa cerimónia no Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa

O Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa foi atribuído a dois filmes: “John McEnroe: In the Realm of Perfection”, do Francês Julien Faraut, e “Sedução da Carne”, do Brasileiro Júlio Bressane.

“John McEnroe: In the Realm of Perfection” é um documentário sobre a final de 1984 do Open de França, na qual se defrontaram John McEnroe e Ivan Lendl, quando McEnroe era o melhor jogador de ténis do mundo. “Sedução da Carne” centra-se numa única personagem, Silóe (interpretada por Mariana Lima).

Nesta edição do LEFFEST, que decorre em Lisboa, “The River”, do realizador cazaque Emir Baigazin, conquistou o Prémio de Melhor Filme do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST).

“The River”, cuja ação se desenrola numa aldeia remota do Cazaquistão, é o terceiro filme de Emir Baigazin, de 34 anos, e surge depois de “Lições de Harmonia” (2013) e “Ranenyy Angel”(2016).

O Prémio Especial do Júri para Melhor Realizador foi atribuído ao britânico Richard Billingham, por “Ray & Liz”, filme passado “nos arredores de Birmingham e nas margens da sociedade, onde a família Billingham leva a cabo rituais extremos e quebra tabus sociais, numa vida decidida por fatores fora do seu controlo”.

O júri do 12.º LEFFEST foi constituído por Walter Salles, Chrysta Bell, Jonathan Littell, Jorge Queiroz, Martha Argerich e Stephen Kovacevich.

Apesar de os prémios terem sido entregues na sexta-feira, o LEFFEST só termina no domingo, dia em que serão exibidos os filmes premiados.

De notar que no Festival há também debates e conferências. De destacar que neste sábado à noite, decorre uma conferência com a presidente do movimento feminista Femen em França, Sarah Constantin.

Na sessão, marcada para as 23h55, hora portuguesa, no Espaço Nimas, será projetado o filme “Naked War”, cujas imagens “foram captadas pelo realizador Joseph Paris ao longo dum ano, durante o qual filmou o movimento feminista Femen a partir do interior”.

A programação completa do LEFFEST pode ser consultada em www.leffest.com.

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
10.0
X