Cinemateca francesa apresenta cinema brasileiro

Na segunda-feira, dia 17 de outubro, às 19h00, terá lugar na Cinemateca francesa em Paris uma projeção de médias e curtas-metragens brasileiras inserida nas sessões “Aujourd’hui le cinéma”.

Estas sessões semanais têm como objetivo dar a conhecer e promover a jovem criação cinematográfica contemporânea em presença de realizadores, atores ou programadores. A sessão intitulada “La collection brésilienne” será apresentada por Ana Arruda e os realizadores Ricardo Sá e Felipe Arrojo Poroger.

Esta seleção de filmes foi apresentada no Festival Internacional de Curta-Metragem de Brasília – Curta Brasília e é agora apresentada na cinemateca francesa com o apoio do Institut Français e da Embaixada de França no Brasil.

A primeira curta-metragem apresentada intitula-se “Capitão Brasil”. É realizada por Felipe Arrojo Poroger com a participação dos atores António Haddad Aguerre e Helena Albergaria. O filme retrata um país em conflito social no qual a vida de um rapaz de dez anos desaba e quando o desespero se instala o capitão Brasil encontra um lugar para a ação.

Em seguida, “Quando os dias eram eternos”, um filme de animação realizado por Marcus Vinicius Vasconcelos, com as animações de Maurício Nunes e Diego Akel, conta a história de um filho que regressa a casa para tomar conta da sua mãe nos seus últimos dias de vida.

A realizadora Ana Carolina Soares apresenta “Estado Itinerante” com os atores Cristal Lopez e Daniela Souza e conta a história de uma jovem mulher que tenta escapar à violência do seu companheiro.

A evocação do pensamento libertário da dançarina naturista Luz del Fuego, que agitou o Rio de Janeiro nos anos 50 e que faria 100 anos em 2017 é o tema de “Divina Luz” de Ricardo Salles de Sá.

Allan Ribeiro, realizador premiado por longas-metragens como “Esse amor que nos consome” (2012) – Prémio especial do júri da Associação paulista de críticos de arte – e “Mais do que eu possa reconhecer” (2015) – Melhor filme na Mostra de Tiradentes participa com a curta-metragem “O quebra-cabeça de Sara”. Este filme, interpretado por Sara Neves, relata os dilemas de uma mãe confrontada com o anúncio da homossexualidade da sua filha e a luta contra as suas ideias preconcebidas.

E por fim, “Vando vulgo vedita” de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires com os atores Bruna Pessoa e Dann Campos, premiado na Mostra de Tiradentes com o prémio do júri e o Troféu Canal Brasil, faz um retrato realista da juventude radicada no Nordeste do Brasil.

La Cinémathèque française

51 rue de Bercy

75012 Paris

01.71.19.33.33