Clássico francês da literatura mitológica agora editado em Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Acaba de ser editado em Portugal, pela editora Esfera dos Livros, o livro “Mitologia Grega e Romana” de Pierre Commelin, um livro publicado no final do século XIX, profusamente ilustrado e considerado um dos grandes textos clássicos nesta matéria, porque “aproxima pela primeira vez o leitor português da história da origem dos tempos, dos deuses do Olimpo, das divindades, do mundo infernal ou dos heróis e das lendas do mundo antigo, com um estilo claro e simples que nos ajudará a perceber e aprofundar os grandes acontecimentos e as personagens da mitologia grega e romana”.

A mitologia faz parte do nosso imaginário coletivo e da nossa cultura. Presente na arte, na literatura ou na música, atravessa os lugares mais profundos da nossa consciência e a experiência do ser humano através de grandes histórias.

“Como é evidente, a mitologia consiste numa série de mentiras. Tais mentiras, porém, foram, durante longos séculos, motivo de crenças. Tinham valor de dogma e realidade entre gregos e latinos. Nesse sentido, inspiraram os homens, sustentaram instituições respeitáveis e sugeriram aos artistas a ideia de algumas criações, entre as quais se contam grandes obras-primas” diz a nota de apresentação do livro. “Cremos, portanto, ser nosso dever reproduzi-las aqui, respeitando a sua total simplicidade, sem pedantismos nem comentários, incluindo os seus estranhos e maravilhosos detalhes, sem nos preocuparmos com as suas inverosimilhanças nem com as suas contradições”.

O autor, Pierre Commelin (Noyal Mullizac, 1837-Paris, 1926), foi um dos grandes tradutores e escritores da sua geração. Professor em diversas instituições educativas de Niort e Paris, traduziu as grandes obras dos autores clássicos e foi autor do presente livro que a Esfera dos Livros recupera como “uma obra imprescindível e de referência da literatura mitológica”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]