LusoJornal / Jorge Campos

Comunidade católica portuguesa de Lyon assiste à missa através das redes sociais

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Durante o confinamento, pelo menos até fins de novembro, a Comunidade católica portuguesa da Diocese de Lyon tem a possibilidade de assistir à celebração da Eucaristia através das redes sociais Skype e Facebook.

“Se acaso for prolongado este estado de confinamento pelo Governo, para os próximos meses, e que não haja possibilidade de realizar a missa presencialmente nas igrejas, vamos continuar esta nossa proposta, com transmissão das celebrações deste modo para a Comunidade portuguesa” disse ao LusoJornal o Padre Eric Besson Capelão da Comunidade portuguesa em Lyon.

Vários horários são propostos: às 9h00, 10h30 e 11h00, ao domingo de manhã. São transmissões vindas de vários pontos de França e também de Portugal.

Vinda da cidade de Paris, esta possibilidade já está materializada. Todos os domingos, às 11h00, em direto do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, poderá assistir à celebração da Eucaristia em português através da plataforma do LusoJornal. Mas a Comunidade católica portuguesa de Lyon disponibiliza ainda a possibilidade de assistir, por áudio e vídeo, à Eucaristia dominical, nomeadamente em direto do Santuário de Fátima, em Portugal, e de outras paróquias do país.

Ao nível do ensino da Catequese em português e em francês, na Diocese de Lyon, o grupo de Catequistas utiliza fichas de formação semanais, que são enviadas por mail aos pais dos meninos, que por sua vez se empenham para que eles trabalhem em casa. “Contamos muito com o trabalho feito pelos pais em casa” diz a Irmã Júlia Sousa, uma das responsáveis pela Catequese em português e em francês. “Pedimos a Deus para que em breve o ensino da catequese se possa fazer presencialmente, pois vivemos no primeiro confinamento cerca de três meses neste ritmo e solução, mas seria muito melhor que de novo pudéssemos viver juntos as festas do Natal que se aproximam, e os eventos marcantes do ano litúrgico, como é o caso do Advento, do Natal e da Páscoa”.

Cerca de 50 crianças frequentam a catequese em português e em francês sob a responsabilidade de oito Catequistas e do Padre Capelão Eric Besson, na Capelania portuguesa da Diocese de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]