Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Comunidade católica portuguesa de Lyon voltou a ter missa em português

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos
Donativos LusoJornal

Neste domingo, dia 13 de dezembro, pelas 11h00, o padre Eric Besson, responsável pela Comunidade católica portuguesa de Lyon, voltou a celebrar a Eucaristia em português, na igreja de St Luc, na cidade de St. Foy-lès-Lyon.

“Após a mudança das regras sanitárias pelo Governo, divulgadas na semana passada, e também pela Diocese, tínhamos esta possibilidade de utilizarmos 20% da capacidade da Igreja de St. Luc, o que fez com que podíamos acolher perto de 150 pessoas” explicou Eric Besson.

“A divulgação desta possibilidade de missa foi feita no seio da Comunidade, utilizando os meios de comunicação social e tivemos uma assembleia onde estavam os meninos da catequese e os seus pais, entre outros muito numerosos” disse ao LusoJornal. No final da celebração, foi feita a benção das pequenas figurinhas representando o Menino Jesus, e que depois serão postas no presépio de cada família, no dia de Natal. “Creio saber que é uma tradição muito antiga em Portugal, para dar a possibilidade às famílias de formarem o presépio”.

“A possibilidade de se assistir presencialmente à Eucaristia tem um valor não só espiritual, mas também sentimental, como pudemos sentir em cada pessoa” disse ainda Eric Besson.

A Comunidade católica portuguesa da região de Lyon não teve a possibilidade de assistir à missa em português, desde o início do mês de novembro. A alternativa tem sido a transmissão, pela televisão, da celebração Eucarística, em Paróquias de Portugal. Também foi possível seguir a missa transmitida a partir do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, pela plataforma do LusoJornal.

A única possibilidade – se não houver modificações até lá – de se assistir à celebração de Natal em língua portuguesa na região de Lyon, no dia 25 de dezembro, será na Paróquia da Natividade, em Villeurbanne, às 9h30.

Mas não vai ser possível realizar o tradicional “beijar” do Menino Jesus. “A Comunidade portuguesa é convidada a assistir às celebrações de Natal nas Paróquias onde residem e tendo em conta as regras sanitárias aí aplicadas” concluiu o Padre Eric Besson.

A próxima missa em língua portuguesa em St Luc está agendada para o dia 18 de janeiro.

 

Religião
X