Concerto de viola de Aires Pinheiro no Consulado de Paris


A Associação Guitar’Essonne, dirigida por Quito de Sousa vai organizar, nos salões Eça de Queirós do Consulado-geral de Portugal em Paris, uma apresentação do trabalho discográfico de Aires Pinheiro, que homenageia José Duarte Costa, no próximo dia 9 de novembro, às 18h30.

Aires Pinheiro nasceu em 1979 e começou a estudar música na Escola Vasco da Gama de Fornelo. Mais tarde estudou na Academia de Música de S. Pio X, em Vila do Conde, como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar, e com o professor Mário Adélio Amorim.

Em 1999, Aires Ribeiro ganhou o primeiro Prémio do Concurso Nacional de Viola – Legato e em 2002 terminou o Curso Complementar de Viola, com a mais alta classificação.

Aires Ribeiro publicou um livro pedagógico intitulado “Iniciação à viola”, nas edições AVA, é membro do Conservatório Bonfim, de Braga, e do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, onde é Diretor pedagógico.

Aires Ribeiro vai prestar homenagem a José Duarte Costa, uma das figuras mais importantes da prática da viola em Portugal, que faleceu em 2004.

Intérprete, compositor, pedagogo, José Duarte Costa começou no grupo de jazz “Os Lusíadas”, tocando banjo, e mais tarde dedicou-se à viola, enquanto autodidata. Em 1953 fundou a escola com o seu nome em Lisboa e o sucesso do método “Método para viola em 5 partes” levou-o a abrir uma escola em Coimbra em 1964, outra no Porto em 1968 e uma quarta em Faro, em 1973.