Conselheiro das Comunidades na Celebração da Santa Geneviève

A Companhia de Gendarmerie de Lyon celebrou a Santa Geneviève ontem, quinta-feira, dia 30 de novembro, na cidade de Cailloux-sur-Fontaines, nos arredores de Lyon, a padroeira da Gendarmerie Nationale.

O Capelão Padre Henry que é tambem militar, celebrou a missa com a ajuda do Padre da freguesia. A seguir todos os convidados, militares, polícias, bombeiros e as respetivas entidades oficiais, encontraram se todos numa receção dada na sala de festas desta localidade.

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima que também foi convidado, esteve presente na cerimónia e falou com o Comandante Coronel Tomica Lukic, que vai deixar o cargo. O Conselheiro português desejou-lhe «muitas felicidades nas suas novas funções».

Encontrou-se também com o porta-estandarte da Légion Étrangère, o português Secundino Marinho Marques, que participa em todas as comemorações oficiais.

Os Maires dos municípios da região estavam presentes, e o Manuel Cardia Lima aproveitou para falar com a Maire de Neuville-sur-Saône, Valérie Glatard, e com o Maire de Quincieux, Pascal David, cidades com muitos Portugueses e com associações portuguesas. «Abordámos questões relacionadas com a Comunidade portuguesa, claro» disse o Conselheiro das Comunidades ao LusoJornal.

A Companhia de Gendarmerie de Lyon abrange 27 cidades a norte de Lyon e tem 170 ‘Gendarmes’.

Sainte Genneviève é uma santa francesa que se festeja a 3 de janeiro na cidade de Paris e na Diocese de Nanterre, de quem também é padroeira. É padroeira da Gendarmerie Nationale desde 1962. A data corresponde ao «Miracle des Ardents», em 1130.