Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux nomeou o novo Conselho Consultivo da área consular

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux divulgou esta tarde a constituição do novo Conselho Consultivo da área consular. Desde que passou a exercer as suas novas funções, Mário Gomes tinha seis meses, segundo o Regulamento Consular, para designar os membros do Conselho Consultivo e anuncia agora que a primeira reunião vai ter lugar na sexta-feira desta semana.

O Conselho Consultivo da área consular de Bordeaux é presidido pelo Cônsul Geral Mário Gomes e integra os seguintes membros:

Valdemar Félix, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, apresentador do programa “Aqui Portugal” na rádio “La clé des Ondes”, Conselheiro municipal na localidade de Lormont.

Álvaro Pimenta, fundador em 1979 e antigo Presidente da Associação Franco-Portuguesa de Léognan, promotor da geminação de Léognan e Joane, antigo Conselheiro municipal em Léognan, antigo membro do Conselho das Comunidades, figura do livro “Álvaro Pimenta, une vie d’engagements franco-portugais” da jornalista Sophie Neupert editado em 2017 pelas “Edition Quatorze”.

José Benigno, fundador em 1986 da Associação Franco-Portuguesa do Fumelois, em Fumel, mentor e mediador para a realização das Permanências consulares iniciadas em Fumel em 2015.

Felisbina Seixas, dirigente da Associação Lusophonie, fundada em 1993 em Pau, uma das mais importantes e empenhadas desta área consular.

Elsa da Fonseca Godfrin, Presidente da Associação France-Portugal-Europe, por si fundada em 1987 em Oloron-Sainte-Marie, e que tem sido igualmente das mais relevantes e dinâmicas desta área consular.

Ana Maria Torres, antiga Conselheira municipal na cidade de Bordeaux, professora, mentora da iniciativa de ensino de língua francesa a membros recém-chegados das Comunidades lusófonas que se desenrola no Consulado Geral.

José Rodrigues, engenheiro enólogo, proprietário dos Domínios Rodrigues-Lalande, com 4 “Chateaux” produtores de vinho nas conceituadas denominações de Graves e Pessac-Léognan, proprietário de um hotel turismo rural, Chateau Pont-Saint-Martin, premiado em 2020 com medalha de ouro (Best of d’Or) dos prémios Best do Wine Tourism instituídos pelas Great Wine Capitals.

Pedro Emmanuel de Oliveira, advogado, Presidente do “Portugal Business Club” de Bordeaux e da futura Delegação para Nova-Aquitânia da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, animador de um consultório jurídico quinzenal, gratuito, no Consulado Geral, Conselheiro municipal responsável pelas áreas do emprego, comércio de proximidade, desenvolvimento económico e digitalização em Ambarès et Lagrave.

Carlos Manuel Alves, professor universitário, “Maître de Conferences” na Universidade de Bordeaux, Doutorado pela Universidade de Bordeaux IV/Montesquieu, especialista em Direito Europeu, Direito ambiental e Direito do desporto, membro da associação “Maison de l’Europe Bordeaux-Aquitaine”.

Marco Ferreira, ator e encenador, especialista em experiências de “teatro social” e “teatro comunitário”, atualmente a colaborar com a associação “Coqs Rouges” na formação de atores com deficiências visuais.

Ricardo Alves, professor da rede oficial de ensino da língua portuguesa, que leciona presentemente em escolas de 3 departamentos daquela área consular: Gironde, Dordogne e Charente.

Jorge Silva, Técnico Superior do Consulado Geral de Portugal em Bordeaux.

 

Primeira reunião tem lugar esta semana

Num comunicado enviado às redações, devido às condições sanitárias prevalecentes, a primeira reunião do novo Conselho Consultivo decorrerá no próximo dia 19 de março, por videoconferência.

Para além da apresentação dos membros do Conselho consultivo e dos objetivos do mesmo, Mário Gomes quer abordar as reformas introduzidas no serviço consular por causa da pandemia, o reforço quadro de pessoal, o futuro centro de atendimento de chamadas que passa para Portugal, as melhorias no sistemas e possibilidades informáticas, nomeadamente o registo de nascimentos online, o envio do Cartão Cidadão por via postal.

Já em preparação do pós-Covid, Mário Gomes quer abordar com os Conselheiros “a redinamização e apoio à vida associativa, planeamento iniciativas e eventos, melhoria coordenação entre associações para evitar duplicações e sobreposições, (re)lançamento da delegação da CCIFP”.

Também o ensino da língua portuguesa vai ser tema de debate, nomeadamente através da proposta de campanhas de divulgação dos cursos existentes e sensibilização das autoridades locais e encarregados de educação, assim como a mobilização das associações portuguesas.

Por fim serão abordados assuntos relacionados com a programação cultural, nomeadamente a apresentação e objetivos da Temporada Cruzada França-Portugal 2022 e “a forma de melhor podem ser aproveitadas para a divulgação dos diferentes aspetos (e visões, nomeadamente as da Comunidade) da nossa cultura em França, nomeadamente esta área consular”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]