LusoJornal / Jorge Campos

Cônsul Geral de Portugal em Lyon deu primeira entrevista à rádio Pluriel

O programa Raízes, da rádio Pluriel, animado por Carlos, Jean Philippe, Fernando e Patrícia, recebeu o novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, para uma entrevista, dando-lhe a possibilidade de falar para a Comunidade portuguesa residente na região de Lyon.

«Agradeço este convite de estar aqui nas antenas da rádio Pluriel, e aos microfones do programa Raízes, onde posso falar da minha presença em Lyon e também da minha missão e da minha paixão para e por Portugal» disse o Cônsul Geral Luís Brito. «Nós, os Portugueses, somos um exemplo para o mundo, com o nosso grande caráter e ambição, entre outras qualidades, quando começámos no século 14 com os Descobrimentos».

«Esta é a minha primeira grande entrevista numa rádio e agradeço esta oportunidade à equipa. Tenho visitado muitas associações na região, e hoje aqui tenho a possibilidade de me dirigir ao maior número de membros da nossa Comunidade na região de Lyon e no Rhône Alpes Auvergne, através das ondas de rádio e na net. Nós, os Portugueses, estamos em Portugal, em França, na Europa, e estamos no mundo inteiro. O português é a quinta língua mais falada no planeta».

Durante a entrevista, Luís Brito Câmara disse estar «sempre disponível para a Comunidade, e para ajudar em tudo o que for possível. Esta é a minha missão de Cônsul e de apaixonado por Portugal» declarou, respondendo às diferentes perguntas de Patrícia e de Fernando.

A rádio Pluriel emite em 91,5 MHz na banda FM e é uma rádio associativa francesa, que propõe horas de antena à Comunidade portuguesa de Lyon. Várias equipas ocupam espaços horários durante a semana e está também presente na net em radiopluriel.fr

O programa Raízes emite entre as 12h00 e as 14h00, todos os domingos, com informação sobre a vida associativa e com várias rubricas de interesse geral, para além da música e da cultura musical portuguesa.