Consulado de Bordeaux: «Há muitos anos que não se viam tantos Portugueses nesta casa»

O dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado nos jardins do Consulado Geral de Portugal em Bordeaux, com uma afluência forte, empenhada e motivada: «Há muitos anos que não se viam tantos Portugueses nesta casa que é de todos…», ouvia-se repetidamente ao longo do final do dia, proferidas por muitos dos presentes, que continuaram no local apesar da chuva que se abateu sobre Bordeaux.

O ambiente foi festivo e de muito convívio.

O Cônsul-Geral Marcelo Mathias, depois de ter cumprimentado todos os presentes, autoridades locais, eleitos, presidentes das associações – presentes em grande número – e membros da Comunidade, relembrou as palavras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que afirmou que, «…se há um denominador comum nas forças políticas, económicas e sociais portuguesas, esse denominador, esse consenso chama-se Comunidades Portuguesas».

Disse-o não escondendo a emoção que sentiu ao constatar a presença de tantos e tantos Portugueses, e uma grande parte do meio associativo que respondeu em peso ao convite afirmando com a sua presença tudo quanto nos une!

«Confessaram-me alguns dos presentes a agradável sensação por sentirem que estavam em casa» disse Marcelo Mathias. «Foi um momento inesquecível de comunhão, de partilha e de orgulho».