Cooperativa agrícola dos olivicultores de Murça vai apresentar o Azeite Milhões em La Couture

O Azeite Porca de Murça criou uma edição limitada para comemorar os 100 anos da Batalha de La Lys que vais er apresentada oficialmente no decorrer das cerimónias oficiais em França, na comuna de La Couture.

Uma delegação da Câmara Municipal de Murça vai deslocar-se a França para participar nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys, onde combateu Aníbal Augusto Milhais, que ficou conhecido por Soldado Milhões.

Murça e La Couture têm uma relação de amizade institucional. Em Murça está o busto do Soldado Milhões, que é o soldado mais condecorado do exército português e em La Couture está o monumento aos Soldados portugueses que participaram na I Guerra Mundial.

Segundo Francisco Vilela, Presidente da Direção da Cooperativa dos Olivicultores de Murça «trata-se de um lote muito especial, criado a partir de azeitonas provenientes de Olivais Centenários da Terra do Soldado Herói Milhões. É um produto ‘genuinamente Murcense’ onde tudo foi desenvolvido em Murça».

«Juntamente com a garrafa, foi editado um pequeno livro que contém um texto inédito do escritor João Pinto Coelho, Prémio LeYa 2017, factos da história do Soldado Milhões escritos pela neta Professora Leonida Milhões e com ilustrações da bisneta Mafalda Milhões».

Numa nota enviada às redações, a Cooperativa justifica que esta edição Milhões para além de uma justa homenagem aos Portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial simboliza, também, os agricultores «feitos» soldados do Corpo Expedicionário Português, estando refletida a identidade cultural de um povo.

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça conquistou diversos prémios em concursos internacionais e um lugar no pódio dos melhores azeites do mundo, demonstrando ser o verdadeiro embaixador da qualidade do Azeite de Trás-os-Montes, e particularmente de Murça.

A par com o Azeite Porca de Murça, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, CRL, também comercializa as marcas Azeite Senhor de Murça e Azeite de Murça, onde mantém os traços de qualidade característicos do azeite produzido.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]