Coração do Minho, estreia auspiciosa em La Rochelle

A Casa de Portugal em la Rochelle foi palco no passado domingo da estreia de mais um rancho girondino: Coração do Minho. Perante um público entusiasta e participativo, Espiga Dourada e Coração do Minho ofereceram aos presentes algumas danças características do folclore português. Um lauto almoço, servido com requinte e bom gosto, precedeu a atuação dos dois ranchos, acompanhado musicalmente pela voz de Sãozita Cantora.

Neste evento estiveram ainda presentes o Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Marcelo Mathias, o Maire de la Rochelle, M. Fountaine, o Presidente da Junta de Figueiró, Daniel Pinheiro, freguesia geminada com La Rochelle, Valdemar Félix, Conselheiro das Comunidades, José Magalhães, Presidente da Casa de Portugal e José Carvalho, Presidente do rancho Espigas Douradas e grande animador desta tarde festiva.

As intervenções dos convidados de honra incidiram sobre o excelente trabalho das associações “que muito contribuem para a promoção dos valores culturais, enriquecendo assim o tecido associativo local”, referiu o Maire de La Rochelle.

Com as eleições municipais francesas à porta, Marcelo Mathias salientou também a importância da participação cívica dos Portugueses nestas eleições que “devem inscrever-se e votar nas localidades de residência”. Enaltecendo o trabalho das associações, o Cônsul Geral felicitou muito particularmente os ranchos presentes e a gestão da Casa de Portugal assegurada por José Magalhães que permite às associações locais de se exprimirem em excelentes condições.

A intervenção do Presidente da Junta de Figueiró, salientou as magníficas relações existentes entre La Rochelle e a sua freguesia, permitindo intercâmbios que cimentam a amizade entre as populações e a promoção das respetivas culturas.

O Conselheiro das Comunidades reforçou a importância da participação cívica dos Portugueses e realçou o trabalho das associações da sua área de jurisdição, “que contribuem para a promoção da nossa cultura e tradições”.

O dinamismo e rigor do Presidente José Carvalho, e a qualidade dos membros da associação anfitriã, contribuíram para o êxito desta iniciativa. Quanto ao rancho Coração do Minho, bem orientado pelo Presidente Adriano, teve uma atuação de valor, e não terá dificuldade alguma em impor-se como um dos grandes ranchos da Gironde.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]