Coreógrafos Sofia Dias & Vítor Roriz interpretam “Never Odd or Even” em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

Os bailarinos Sofia Dias & Vitor Roriz vão apresentar em Paris, em dezembro, uma nova criação com a dupla turca Filiz Sizanli e Mustafa Kaplan, na qual exploram as ideias de dualidade e as suas implicações artísticas, sociais e políticas.

“Never Odd or Even” é o título do novo trabalho que a dupla de criadores portuguesa vai interpretar no espaço Cardin do Théâtre de la Ville, entre 03 e 07 de dezembro, no Festival de Outono, depois da estreia absoluta, marcada para o Festival Alkantara, a 26 e 27 de novembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Iniciado em setembro, o Festival de Outono, em Paris, tem nesta edição Portugal como país convidado, e vários criadores portugueses marcam presença na dança, teatro, música e artes visuais.

A celebrar 50 anos de vida com uma edição “inventiva e curiosa”, segundo a organização, além da dupla Sofia Dias & Vitor Roriz, foram também convidados criadores como Tiago Rodrigues, Vera Mantero, Tânia Carvalho e Ana Jota, entre outros.

Sofia Dias & Vitor Roriz juntaram-se a Filiz Sizanli & Mustafa Kaplan, outro casal de criadores, originário da Turquia, para explorar as ideias de duplicidade, de trabalho em espelho, de semelhança e diferença, e as negociações entre individual e coletivo, segundo a sinopse.

Traduzido livremente como “Nem par, nem ímpar”, o espetáculo leva a palco o resultado da colaboração entre dois casais de bailarinos que partilham a semelhança de trabalharem juntos há uma década quase exclusivamente com o seu par.

Também partilham “o fascínio comum pela precisão, pelo minimalismo e pela abstração”, acrescenta a sinopse.

Através de jogos de palavras, voz, movimento e gesto, os dois duos “evidenciam semelhanças e diferenças entre cada par, entre cada corpo, ideias de continuidade e rutura, e um olhar sobre as implicações artísticas, sociais e políticas contidas neste confronto, nestas dualidades”.

Até dezembro, o Festival de Outono continuará a celebrar nesta edição, “a força das alianças europeias, e em particular as relações franco-lusófonas”, no quadro da Temporada Cruzada Portugal-França, assinala a organização.

Em 2021, a dupla Sofia Dias & Vítor Roriz estreou o espetáculo “Escala”, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, sobre a ideia de corpo como coletivo e social.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]