Corse: O Fadista Duarte programado no Festival Invernale Calenzana

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

No dia 20 de fevereiro, às 21h30, o fadista Duarte vai participar no Festival Invervale Calenzana, na Corse. É um festival que se tornou incontornável, ancorado nas raízes culturais da ilha, mas com um grande espírito de abertura. O objetivo é propor “artistas de qualidade” com conteúdos pedagógicos para todos os públicos.

«Voz por vezes poderosa ou intimista, Duarte não vira as costas à tradição. Alimenta os seus fados com influências do seu Alentejo natal, queimado pelo sol, que dão caráter, vigor e profundidade à sua música». É assim que a organização apresenta o artista português.

Curiosamente, há muitos anos, um outro Corso, Michel Giaccometi percorreu as planícies alentejanas à procura das tradições rurais desta região e sobretudo do Cante alentejano.

Também já lá vai o tempo em que Duarte estudava na Academia de música de Évora, onde aprendeu viola e piano.

Neste concerto na Corse, Duarte será acompanhado por Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa e João Filipe à viola.

O primeiro álbum de Duarte, “Fados Meus”, foi lançado em 2004, com fados tradicionais associados a poemas de Fernando Pessoa, Aldina Duarte, Maria Teresa Grave e do próprio Duarte.

Em junho de 2014 cantou no Théâtre de la Ville, em Paris, no quadro do festival Chantiers d’Europe e em dezembro do mesmo ano fez 7 datas no Vingtième Théâtre. Duarte tem-se apresentado regularmente em França, no Théâtre des Abbesses em Paris, no Festival d’Ambronay, no Festival de Besançon, na Scène nationale du Trident, em Cherbourg, assim como em Toulouse, Rueil-Malmaison, Saint-Germain-en-Laye, Meudon, Montceau-les-Mines…

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]